As estatísticas recolhidas pela UEFA nos jogos da primeira jornada da Liga dos Campeões dão-nos um outro olhar sobre os jogos realizados nos últimos dias.

Por exemplo, os dados mostram que o Benfica foi a terceira equipa com mais posse de bola no seu jogo, frente ao Dínamo de Kiev. Os encarnados registaram 62 por cento de posse de bola, registo que partilha com o Chelsea, numa tabela liderada pelo Shakhtar Donetsk, com 68 por cento de posse de bola.

Entre as restantes equipas lusas em prova, FC Porto e Sporting registaram menos de 50% de posse de bola, com os leões a registarem 49% e os dragões 46%.

No critério disciplinar, o Ajax, adversário do Sporting, foi a equipa que mais faltas cometeu (27), seguida pelo FC Porto, com 21. Sporting (11) e Benfica (12) registaram valores semelhantes entre si.

No capitulo do ataque, o Shakhtar Donetsk foi a equipa que mais ataques realizou (94), com uma larga vantagem sobre o segundo, o Chelsea, que realizou 74 ataques. A melhor equipa portuguesa neste critério foi o Benfica, com 70 ataques. O Sporting somou 32, enquanto o FC Porto fez 26.

Ainda no ataque, o Liverpool foi a equipa que mais remates realizou, com um total de 23. O Benfica foi a equipa portuguesa que mais rematou com 12, seguida de Sporting (nove) e FC Porto (cinco).

No que aos passes diz respeito, o Chelsea foi a equipa que mais passes realizou (822), mas com menos eficácia que o Shakhtar. Os ucranianos apresentaram uma eficácia de passe de 91 por cento (618 completos em 681 tentados). O Benfica surge entre as 10 equipas com mais eficácia de passe com 89 por cento, os mesmos que Besiktas, Bayern e Inter.

O Sporting apresentou uma eficácia de 84 por cento, enquanto que o FC Porto apresenta 79 por cento de eficácia.