Durante séculos, Portugal e Espanha reinaram no Mundo, partilharam a sua descoberta e até o dividiram ao meio, no famoso Tratado de Tordesilhas. Em pleno ano de 2014 do século XXI, voltam a 'tomar' conta do Mundo, mas desta vez na arte de jogar futebol.

Pela primeira vez, quatro equipas da Península Ibérica ocupam os quatro lugares existentes nas duas finais das provas europeias, Liga dos Campeões e Liga Europa. O Real Madrid, de Ronaldo, Pepe e Coentrão, mede forças com o Atlético de Madrid, de Tiago, em Lisboa, no estádio da Luz, a 24 de maio. Na época 1999/00, os merengues tiveram a sua primeira final espanhola, na altura com o Sevilha.

Na Liga Europa, o Benfica é o representante português da Ibéria, frente aos andaluzes do Sevilha, que pela terceira vez na época defrontam uma formação lusa (depois do Estoril-Praia na fase de grupos e o FC Porto nos quartos de final). 

O mais perto que se esteve do pleno foi na temporada 1961/62, quando o Benfica se sagrou bicampeão europeu (5-3 ao Real Madrid, em Amesterdão) e na extinta Taça das Taças o Atlético de Madrid jogou com a Fiorentina e venceu por 3-0 em Glasgow. 

Em 2010/11, na Liga Europa, chegaram às meias-finais três equipas portuguesas, FC Porto, SC Braga e Benfica, e uma espanhola, o Vilarreal, naquela que foi a primeira final de uma prova europeia totalmente portuguesa. 

A Espanha lidera o ranking da UEFA e Portugal vai subir ao quarto lugar, por troca com a Itália, graças à vitória do Benfica ante a Juventus na meia-final da Liga Europa.