Portugal será o país mais representado nos bancos da Liga dos Campeões de futebol, com seis equipas a apostarem em treinadores lusos no início da edição 2014/15 da prova “milionária”.
Além dos seis treinadores, haverá, no arranque da competição, 16 jogadores portugueses inscritos nos plantéis de equipas estrangeiras.
O Grupo C tem metade dos treinadores lusos em prova, com Jorge Jesus a representar o Benfica, enquanto André Villas-Boas comanda os russos do Zenit e Leonardo Jardim os franceses do Mónaco, sendo o alemão Roger Schmidt, do Bayer Leverkusen, o único que não fala português.
Na “poule” há mais dois treinadores portugueses, o estreante Marco Silva, que dirige o Sporting no regresso à “Champions” cinco anos depois, e o já bicampeão José Mourinho, na sua segunda passagem pelo londrino Chelsea.
Campeão israelita pelo Maccabi Telavive, Paulo Sousa também se estreia na principal competição europeia de clubes, mas ao serviço dos suíços do Basileia.
A Península Ibérica tem 11 dos 32 treinadores em prova, com um dos cinco representantes de Espanha a ser Julen Lopetegui, treinador do FC Porto.
Na terceira posição do “ranking” de treinadores surgem Itália, Alemanha e França, com três técnicos, com a Inglaterra a ser a única das cinco principais ligas europeias a não estar representada nos bancos, apesar de ter quatro clubes na fase de grupos.
Nos relvados podem ser 16 os jogadores portugueses utilizados, com três clubes a destacarem-se com três jogadores cada, entre os quais o campeão europeu Real Madrid, que continua a contar com os defesas Pepe e Fábio Coentrão e o avançado Cristiano Ronaldo, melhor marcador da última edição.
O Mónaco, regressado à Liga dos Campeões nove anos depois, apresenta, além de Leonardo Jardim, os internacionais portugueses Ricardo Carvalho e João Moutinho e o sub-21 Bernardo Silva.
Os cipriotas do APOEL continuam a ter um forte contingente luso, com o defesa Mário Sérgio e os médios Nuno Morais e Tiago Gomes, além de vários jogadores com ligação ao futebol português.
O defesa Luís Neto e o avançado Danny representam o Zenit, no qual atuam também os ex-benfiquistas Witsel, Javi Garcia e Garay e o ex-portista Hulk.
O médio Fábio Espinho e o extremo Bruma estão inscritos por Ludogorets (Bulgária) e Galatasaray (Turquia), existindo ainda dois futebolistas inseridos nas listas B: Edgar Ié (FC Barcelona) e Michael Gonçalves (Basileia).
- Treinadores portugueses:
Jorge Jesus (Benfica)
Marco Silva (Sporting)
André Villas-Boas (Zenit, Rus)
Leonardo Jardim (Mónaco, Fra)
Paulo Sousa (Basileia, Sui)
José Mourinho (Chelsea)
Comentários