Não está fácil a missão portuguesa para subir posições no coeficiente da UEFA, que garante mais equipas nas competições europeias. A derrota do FC Porto frente à Juventus, aliada ao empate dos russos do Krasnodar, frente ao Fenerbahçe tornou as contas mais complicadas para que o nosso país recupere a sexta posição do ranking esta época.

Com a forte possibilidade dos 'dragões' serem eliminados na segunda-mão dos oitavos de final e a visita complicada do Benfica ao terreno do Dortmund, a missão portuguesa de ultrapassar a Rússia e manter o acesso de três clubes à Liga dos Campeões em 2018/19 está mais difícil.

A Rússia tem agora uma vantagem de 0,4 pontos sobre Portugal, mas ainda pode aumentar este avanço, dependendo dos resultados das duas equipas que faltam jogar esta quinta-feira: o Zenit vai receber o Anderlecht, depois de ter perdido no primeiro jogo por 2-0 e o Rostov visita o Sparta de Praga, depois de golear por 4-0 na primeira-mão dos 16/avos de final da Liga Europa.

Ainda assim, Portugal perde, já na próxima época, o acesso do terceiro classificado da liga portuguesa ao play-off de acesso à Liga dos Campeões. Quem ficar na posição mais baixa do pódio, terá de disputar a terceira pré-eliminatória da competição. Caso se mantenha no sétimo posto, Portugal apenas coloca uma equipa diretamente na fase de grupos e outra na terceira pré-eliminatória em 2018/2019.

Recorde-se que cada vitória vale, para efeitos de ranking, dois pontos, enquanto que o empate dá um. Depois, há ainda bónus: a presença nos quartos-de-final, meias-finais ou final de qualquer uma das provas dará mais um ponto a cada clube. Somam-se esses valores e depois divide-se pelo número de clubes que que cada país tinha nas provas da UEFA no arranque da temporada.

No entanto, este é mais um problema para as aspirações lusas, visto que Portugal entrou nas competições europeias com seis representantes, ao invés dos cinco clubes russos. Ou seja, cada vitória de uma equipa portuguesa dá 0,333 pontos para o coeficiente do país, enquanto cada vitória de um emblema russo rende 0,400 pontos.