O sorteio realizado esta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, ditou um PSG- Manchester City e um Wofsburgo-Real Madrid, além de um Barcelona-Atlético de Madrid e Bayern-Benfica.

O Paris Saint-Germain defronta os ingleses do Manchester City. As duas equipas empataram a zero em Inglaterra na fase de grupos da Taça UEFA em 2008/09, o seu único encontro no passado.

O PSG já se sagrou campeão em França, enquanto o City está a 12 pontos do surpreendente líder Leicester na Liga inglesa, facto esse que será determinante, uma vez que os franceses poderão focar toda a sua atenção na Champions.

O clube de Manchester nunca na sua história atingiu os quartos de final, mas o seu treinador, Manuel Pellegrini, já alcançou essa fase da prova ao leme de dois diferentes clubes: Villarreal (2005/06, 2008/09) e Málaga (2012/13), que eliminou o FC Porto nos ‘oitavos’.

Neste contexto, a equipa de Zlatan Ibrahimovic e companhia pode virar energias para aquele que agora o seu principal objetivo: levantar pela primeira vez na história do clube o troféu da Liga dos Campeões. Para já, a nível de títulos europeus, soma duas Taças das Taças, uma Supertaça Europeia e uma Taça Intertoto.

Mais fácil será para o Real Madrid. Com 10 títulos conquistados na prova principal de clubes europeus, o Real Madrid é sempre apontado como um crónico candidato à vitória final na Liga dos Campeões. A equipa comandada por Zidane já praticamente disse adeus ao título em Espanha, e só lhe resta esta época lutar pelo principal troféu do futebol europeu uma vez que também foi eliminado da Taça do Rei devido a um erro de secretaria.

O Real Madrid está nos quartos-de-final da Liga dos Campeões pelo quinto ano consecutivo, e já leva um total de 393 jogos na competição, com 234 vitória, 68 empates e 91 derrotas. Cristiano Ronaldo é uma das figuras incontornáveis nesta equipa do Real Madrid, sendo que na constelação de estrelas no conjunto madrileno há claramente lacunas a nível defensivo que impedem esta equipa de ter um verdadeiro brilho galáctico.

Apesar de se tratar de uma equipa alemã, sempre muito perigosas, o Wolfsburgo ocupa a oitava posição da presente edição da Bundesliga e é a primeira vez que chega a esta fase da Champions. Contudo, este temporada também foi a primeira vez que chegou à fase de eliminar.

Os quartos de final estão agendados para 5/6 de Abril (primeira mão) e 12/13 de Abril (segunda mão).