A Polícia de Segurança Pública (PSP) garantiu esta segunda-feira segurança máxima para o jogo Benfica-Atlético de Madrid, da Liga dos Campeões de futebol, e assegurou que está tudo preparado na terça-feira para evitar incidentes como os ocorridos em 2010.

“Estamos preparados para fazer face a incidentes como os ocorridos em 2010, quando o Atlético de Madrid jogou com o Sporting”, disse Pedro Pinho, subintendente da PSP, em conferência de imprensa.

Em março de 2010, adeptos do Atlético de Madrid e do Sporting apedrejaram-se mutuamente junto ao estádio José de Alvalade, antes do encontro entre as duas equipas, relativo aos oitavos de final da Liga Europa.

A PSP classificou o encontro de terça-feira, da sexta e última jornada do Grupo C da ‘Champions’, de “risco elevado”, mas, como habitualmente, não divulgou o número de efetivos envolvidos na operação, que começará logo de manhã.

“Será destacado o dispositivo policial entendido como adequado às circunstâncias”, referiu Pedro Pinho relativamente ao jogo em que é esperado um máximo de 50.000 espetadores.

Além do trânsito, a PSP fará também uma monitorização de adeptos, essencialmente, daqueles que são considerados de risco.

Pedro Pinho garantiu também que a PSP está pronta para evitar confrontos como os ocorridos no jogo entre as duas equipas disputado em setembro passado, em Madrid, que os ‘encarnados’ venceram por 2-1.

No jogo com o Atlético Madrid, da segunda jornada do Grupo C da 'Champions', disputado a 30 de setembro, alguns adeptos 'encarnados' atiraram tochas contra adeptos adversários, tendo uma delas atingido uma criança, pouco depois de o Benfica ter marcado o golo do empate, num encontro que acabou por vencer por 2-1.

Na sequência dos incidentes, a UEFA multou o clube espanhol em 11.000 euros e puniu o Benfica com um jogo à porta fechada, com pena suspensa de dois anos.

Com as duas equipas já apuradas, o encontro entre o Benfica e o Atlético de Madrid, agendado paras as 19:45 de quarta-feira, servirá para decidir o primeiro lugar do Grupo C.