Em Eindhoven, o Benfica não ganha mas também não perde. Esta terça-feira, empatou 0-0 no Philips Stadion e selou o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, após ter vencido por 2-1 na Luz. Foi o quarto encontro em casa do PSV, onde os Encarnados somaram dois 0-0 e dois... 2-2.

Veja as melhores imagens do PSV-Benfica

O primeiro encontro teve lugar em 1974/75, num empate 0-0 a 05 de março de 1975. Na Luz, duas semanas depois, o Benfica perdeu por 2-1, de nada valendo o tento de Humberto Coelho, que, aos 17 minutos, empatou a um. O Benfica era eliminado nos quartos de final da extinta Taça das Taças.

Depois da final da Taça dos Campeões europeus de má memória para o Benfica (derrota nas grandes penalidades para o PSV, em Estugarda, na Alemanha, a 25 de maio de 1988, após 120 minutos sem golos), as duas equipas só voltariam a encontrar-se nas provas da UEFA em 1998/99, em dois duelos na fase de grupos da Champions. Novo empate em Eindhoven, desta vez a duas bolas: 'bis de Nuno Gomes, num jogo em que Ruud van Nistelrooy selou o 2-2 final aos 89 minutos. O Benfica tinha vencido na Luz por 2-1, com tentos de Nuno Gomes e João Vieira Pinto.

Numa altura em que só o primeiro conseguia o apuramento direto, portugueses (segundos, com oito pontos) e holandeses (terceiros, com sete) ficaram pelo caminho, sendo apurados os alemães do Kaiserslautern (primeiros, com 13).

Na época de 2010/11, PSV e Benfica voltaram a empatar 2-2 em Eindhoven, mas agora para a Liga Europa. A 14 de abril de 2011, Dzsudzsák, aos 17 minutos, e Lens, aos 25, colocaram a equipa da casa em vantagem, mas Luisão, aos 45+3, e Óscar Cardozo, aos 63, de penálti, empataram o Benfica, apurando assim a equipa portuguesa para as meias finais da prova.

O Benfica tinha vencido na Luz por 4-1 no primeiro jogo, com golos de Pablo Aimar, aos 37 minutos, Eduardo Salvio, aos 45 e 52, e Javier Saviola, aos 90+2. Nesse ano, a prova seria ganho pelo FC Porto que bateu o SC Braga por 1-0 na final, após os minhotos terem afastado os Encarnados.

O último empate voltou a ser melhor para o Benfica. O 0-0 da passada terça-feira colocou os Encarnados na fase de grupos da Liga dos Campeões, após o triunfo por 2-1 na Luz.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.