O FC Porto, na qualidade de cabeça de série, vai evitar esta quinta-feira algumas das mais poderosas equipas europeias no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o Benfica apanhará pelo menos uma.

No sorteio agendado para as 16h45, no Forum Grimaldi, no Mónaco, o campeão nacional e vencedor da Liga Europa passará ao lado, entre outros, do FC Barcelona, detentor do troféu, com o qual vai disputar um dia depois a Supertaça Europeia.

Além dos catalães, o FC Porto vai "escapar" ao Chelsea, agora comandado pelo seu ex-treinador, André Villas-Boas, bem como a Manchester United e Arsenal, ao Real Madrid, de José Mourinho, ao Bayern de Munique e ao Inter de Milão.

Um destes, excluindo os "dragões", será adversário do Benfica, que partilha o pote 2 com sete potenciais rivais do FC Porto, dos quais o mais temível é o AC Milan. Este lote é composto ainda por Lyon, Shakhtar Donetsk, Valência, Villarreal, CSKA de Moscovo e Marselha.

Do pote 3 sairão adversários para FC Porto e Benfica, destacando-se o Manchester City e o Zenit de São Petersburgo. A pote 4 inclui as equipas de menor coeficiente entre as 32 presentes na Liga dos Campeões, mas o Borussia de Dortmund, campeão alemão, e o Nápoles são rivais pouco recomendáveis.

As equipas serão divididas em oito grupos de quatro, que não podem conter formações do mesmo país, apurando-se os dois primeiros de cada um para os oitavos de final, enquanto os terceiros classificados são repescados para a Liga Europa. A fase de grupos disputa-se de 13 de setembro a 7 de dezembro.

No Forum Grimaldi será ainda atribuído o prémio de melhor jogador a atuar na Europa em 2010/11, para o qual estão nomeados o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e o argentino Lionel Messi e o espanhol Xavi Hernandez, ambos do FC Barcelona.