A quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol pode deixar praticamente definidas as equipas apuradas para os oitavos-de-final, para os quais estão já apurados Bayern Munique, Chelsea e Real Madrid.

Enquanto aos três primeiros apurados apenas resta agora garantir as vitórias nos respectivos grupos, outras nove equipas têm hipóteses reais de “selar” o apuramento, casos do Barcelona, Valência, Tottenham, Inter Milão, Lyon, Manchester United, Copenhaga, Arsenal, Shakhtar e AS Roma.

A equipa de Pep Guardiola vai tentar assegurar a sua presença na fase seguinte no sempre difícil estádio Spiros Louis, casa do Panathinaikos, equipa grega que recentemente contratou o treinador português Jesualdo Ferreira e que ainda luta para, pelo menos, tentar assegurar a Liga Europa.

O Valência, de Ricardo Costa, Miguel e Manuel Fernandes, pode assegurar desde logo o apuramento, caso vença na recepção ao Bursaspor e que o Glasgow Rangers não vença em casa o Manchester United. A equipa de Nani e Bebé só precisa de empatar em Glasgow para seguir em frente.

No grupo H, Arsenal e Shakhtar podem fechar desde logo as contas, em detrimento do Sporting de Braga, que terá de vencer os seus dois próximos jogos e esperar que os seus adversários percam, principalmente o Shakhtar.

Inter de Milão, campeão em título, e Tottenham podem também “selar” as contas no grupo A. Os transalpinos recebem os holandeses do Twente, que ainda têm algumas hipóteses de seguir em frente na “champions”, enquanto os ingleses são anfitriões de um Werder Bremen em grande crise de resultados.

Os alemães ainda não triunfaram na Europa, contando apenas dois empates, enquanto para o campeonato têm sofrido goleadas humilhantes e encontram-se muito abaixo na pauta classificativa.

O Lyon é a única equipa no grupo B que pode assegurar desde logo os oitavos, precisando “apenas” de vencer em casa do Schalke 04, outro conjunto que, a par do Benfica, ainda luta pelo apuramento, e que parece estar finalmente a sacudir a crise de resultados, principalmente no campeonato interno.

Programa:

Terça-feira:
- Grupo E:
AS Roma (Ita) – Bayern Munique (Ale)
Basileia (Sui) – Cluj (Rom)
- Grupo F:
Spartak Moscovo (Rus) – Marselha (Fra)
Chelsea (Ing) – Zilina (Svq)
- Grupo G:
Ajax Amesterdão (Hol) – Real Madrid (Esp)
Auxerre (Fra) – AC Milan (Ita)
- Grupo H:
Sporting Braga (Por) – Arsenal (Ing)
Partizan (Ser) – Shalhtar Donetsk (Ucr)

Quarta-feira:

- Grupo A:
Inter Milão (Ita) – Twente (Hol)
Tottenham (Ing) – Werder Bremen (Ale)
- Grupo B:
Schalke 04 (Ale) – Olympique Lyon (Fra)
Hapoel Telavive (Isr) – Benfica (Por)
- Grupo C:
Glasgow Rangers (Esc) – Manchester United (Ing)
Valência (Esp) – Bursaspor (Tur)
- Grupo D:
Rubin Kazan (Rus) – Copenhaga (Din)
Panathinaikos (Gre) – Barcelona (Esp)