A derrota do Sporting impediu o pleno de Portugal no que toca a apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões e, em simultâneo, o bónus pontual que tal implicaria no Ranking da UEFA.

Desta forma, Portugal não só não conseguiu reaproximar-se dos Países Baixos no 6.º lugar, como viu mesmo os neerlandeses alargar ligeiramente a sua vantagem.

Isto porque somaram uma vitória (pela mão do Ajax), tal como Portugal também somou um triunfo (conseguido pelo FC Porto), mas os dois pontos ditados por esses triunfos são divididos por cinco no que toca aos Países Baixos e por seis no que toca a Portugal (em função do número de equipas dos respetivos países que iniciaram a época nas provas europeias em 2022/23.

Assim, a a diferença é agora de 1,251 pontos, embora o Benfica a possa reduzir esta quarta-feira, em caso de triunfo em Israel. Só que depois, quinta-feira, os Países Baixos terão oportunidade de responder, com três equipas em ação na Liga Europa e Liga Conferência, contra apenas uma de Portugal (o Braga).