A Liga dos Campeões regressou na sexta-feira, quase cinco meses depois da paragem devido à pandemia da COVID-19, com a luta pelos últimos quatro lugares na inédita 'final a 8' de Lisboa. Manchester City, Lyon, Barcelona e Bayern Munique juntaram-se a Atalanta, Atlético Madrid, Leipzig e PSG, que já haviam garantido a passagem aos quartos de final antes da interrupção da prova.

Especial Liga dos Campeões: Acompanhe todas as decisões com o SAPO Desporto! 

A UEFA acabou por decidir fazer uma inédita fase final, com eliminatórias de apenas um jogo, em Lisboa, de 12 a 23 de agosto. Nesse sentido, recordamos o percurso do Leipzig até esta fase da competição. A equipa alemã tem encontro marcado com o Atlético Madrid na quinta-feira (20h00), no Estádio José Alvalade.

O caminho do Leipzig

O Leipzig chega aos quartos de final da Champions pela primeira vez na sua história, depois de ter vencido o Grupo G com apenas uma derrota, à frente de Lyon, Benfica e Zenit, e de ter afastado nos oitavos de final o Tottenham, de José Mourinho. É, sem dúvida, uma das grandes sensações desta edição da liga milionária.

A equipa comandada pelo jovem Julian Nagelsmann encontra-se na sua segunda participação de sempre na Liga dos Campeões. Esta época já fez história ao ultrapassar pela primeira vez a fase de grupos, depois de ter liderado com três pontos de vantagem sobre o perseguidor mais próximo, o Lyon.

Com um futebol empolgante, sobretudo a nível ofensivo, o conjunto alemão somou sete dos 11 pontos fora de casa graças aos triunfos sobre o Benfica, na Luz, e ao 2-0 no reduto do Zenit, antes de deixar fugir uma vantagem de dois golos para empatar (2-2) em Lyon na sexta jornada. Em casa, os alemães recuperaram da derrota por 2-0 com o Lyon e bateram o Zenit por 2-1, tendo confirmado a qualificação ao empatarem 2-2 na receção ao Benfica, na penúltima jornada.

Nos oitavos de final, o Leipzig tinha a difícil missão de eliminar o Tottenham, finalista vencido em 2019. Na primeira mão, disputada em Londres, a equipa de Mourinho apresentou-se privada das duas principais unidades ofensivas, Harry Kane e Son, ambos lesionados. O Leipzig dominou durante grande parte do encontro, dispôs de boas situações e acabou por chegar ao golo do triunfo em cima da hora de jogo, através de uma grande penalidade convertida por Timo Werner, aos 58 minutos.

Depois da vitória pela margem mínima, o Leipzig voltou a bater o Tottenham por claríssimos 3-0 e completou uma eliminatória sem espinhas em que não deu grandes hipóteses aos ainda vice-campeões europeus. Sabitzer abriu a contagem logo aos dez minutos, com um remate cruzado rasteiro, que bateu Hugo Lloris, que podia ter feito melhor.

Emil Forsberg festeja o 3-0 para o Leipzig
Emil Forsberg festeja o 3-0 para o Leipzig Emil Forsberg festeja o 3-0 para o Leipzig créditos: AFP

O guardião dos 'spurs' voltou a ficar mal na fotografia apenas 11 minutos depois, quando o cabeceamento ao primeiro poste de Sabitzer voltou a entrar, depois do cruzamento atrasado de Angeliño. Nada mais havia a fazer para o Tottenham, com Dele Alli a ter a melhor ocasião para o conjunto de José Mourinho. Emil Forsberg saltou do banco para fazer o 3-0 final na primeira vez que tocou na bola.

Em Alvalade, o Leipzig vai defrontar o Atlético Madrid, que surpreendeu ao eliminar o campeão europeu em título Liverpool nos oitavos de final. Este não é apenas o primeiro encontro do Leipzig com o Atlético, mas é também o primeiro embate dos alemães com um adversário espanhol.

A equipa de Julian Nagelsmann uma baixa de peso nos quartos de final, uma vez que já não vão contar com Timo Werner, uma das principais referências ofensivas do Leipzig, entretanto transferido para o Chelsea.

Pode acompanhar todas as incidências da partida aqui. O vencedor do encontro entre o Leipzig e o Atlético Madrid vai defrontar a Atalanta ou o Paris Saint-Germain nas meias-finais.

Registo em 2019/20 na Champions: V5 E2 D1 GM14 GS8

Melhores marcadores: Emil Forsberg, Marcel Sabitzer e Timo Werner (4)

Vencedor do Grupo G

▪ Benfica 1-2 Leipzig (Seferovic 84; Werner 69 78)
▪ Leipzig 0-2 Lyon (Depay 11, Terrier 65)
▪ Leipzig 2-1 Zenit (Laimer 49, Sabitzer 59; Rakits'kyy 25)
▪ Zenit 0-2 Leipzig (Demme 45+5, Sabitzer 63)
▪ Leipzig 2-2 Benfica (Forsberg 90 g.p. 90'+6; Pizzi 20, Carlos Vinícius 59)
▪ Lyon 2-2 Leipzig (Aouar 50, Depay 82; Forsberg 9pen, Werner 33 g.p.)

Oitavos-de-final

Primeira mão (19 de Fevereiro): Tottenham 0-1 Leipzig (Werner 58 g.p.)
Segunda mão (10 de Março): Leipzig 3-0 Tottenham (Sabitzer 10 21, Forsberg 87)
(4-0 total)

Especial Liga dos Campeões: Acompanhe todas as decisões com o SAPO Desporto!