O Real Madrid quer dedicar a José Mourinho o apuramento para a final da Liga dos Campeões, enquanto se insurge pelo facto da UEFA ter poupado disciplinarmente futebolistas do FC Barcelona.

«Se há alguém que está mal é o treinador por não poder estar aqui terça-feira. É importante poder dedicar-lhe a qualificação depois de tudo o que tem feito para chegar à final», disse Aitor Karanka, adjunto do técnico português dos “merengues”, expulso na primeira “mão”.

Depois de perder 2-0 em casa, no Santiago Bernabéu, a missão do Real Madrid é muito complicada e, segundo Karanka, torna-se ainda mais difícil pela decisão da UEFA de não valorizar as supostas atitudes anti-desportivas dos jogadores do FC Barcelona no primeiro jogo.

«Em futebol há valores a defender. A partir daí, o jogo de terça-feira fica em segundo plano», lamentou o adjunto, que teceu várias criticas à UEFA, que hoje rejeitou as queixas apresentadas pelos oponentes, na sequência dos incidentes do primeiro encontro.

Karanka lembra que a UEFA apregoa o «jogo limpo», no entanto recorda que «vai haver jogadores em campo sobre os quais se viram imagens que comprovam que não respeitam isso, com insultos racistas», referindo-se ao médio Sérgio Busquets, acusado de chamar “macaco” ao brasileiro Marcelo.

«Hoje o destaque é para a UEFA que não puniu algo que está tipificado no regulamento, enquanto o Real Madrid já foi sancionado por algo que não está escrito», lembrando como Mourinho foi suspenso por forçar as expulsões de Xabi Alonso e Sérgio Ramos frente ao Ajax, na fase de grupos.

Karanka foi duro e disse que «uma vez mais, há diferentes formas de medir», considerando que «não foi só o Real Madrid a vê-lo, mas todo o mundo».

Mourinho já revelou queixas no passado sobre o árbitro Frank De Bleeckere, que arbitra a segunda “mão”, mas Karanka nem uma palavra disse sobre o belga:

«O primeiro jogo era o mais complicado e o que aconteceu está à vista. [De Bleeckere] não deve ter qualquer complicação no jogo.»

Cristiano Ronaldo revelou público desconforto pelo facto do Real Madrid jogar de forma mais defensiva, mas Karanka desvalorizou «opiniões individuais que há que respeitar, nada mais do que isso».

«Ele disse isso, já falámos sobre o tema e vai ser titular para tentar ganhar para chegarmos à final», acrescentou.

O adjunto recordou ainda aos críticos que com o sistema de jogo que tem aplicado Mourinho, «o FC Barcelona ainda não marcou qualquer golo ao Real Madrid jogando onze contra onze».

Entretanto, o Real Madrid oficializou a convocatória e confirmam-se os nomes dos futebolistas que embarcaram para Barcelona, numa lista que recupera Ricardo Carvalho (ausente no primeiro jogo) e perde o castigado Pepe, mantendo Cristiano Ronaldo.

Lista de convocados: Casillas, Adán, Dudek, Arbeloa, Raúl Albiol, Ricardo Carvalho, Garay, Marcelo, Nacho, Lass Diarra, Xabi Alonso, Granero Ozil, Kaká, Angel Di María, Cristiano Ronaldo, Higuaín, Benzema e Adebayor.