O Real Madrid queria apagar o mau resultado obtido no fim-de-semana no dérbi da capital espanhola e conseguiu-o vencendo o Basileia por 5-1, na primeira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões, com um autogolo de Suchy (14’), Bale (30’), Cristiano Ronaldo (31’), James (37’) e Benzema (79’). Nos visitantes, Derlis González marcou aos 38’, mas em vão.

Cristiano Ronaldo foi titular no Estádio Santiago Bernabéu, enquanto Fábio Coentrão ficou no banco de suplentes, num onze onde a maior surpresa foi mesmo a inclusão de Nacho no lado direto da defesa.
Do outro lado, estava um Basileia orientado pelo português Paulo Sousa (o luso suíço Michael Gonçalves não fez parte dos convocados), que queria aproveitar o mau início de época dos “merengues” para arrancar pontos ao colosso espanhol, apresentando-se em Madrid num 3-4-3, tendo aguentado apenas os primeiros dez minutos do encontro.

O primeiro remate perigoso do encontro saiu dos pés de Cristiano Ronaldo, que partiu do lado direito do ataque e, depois de fintar Suchy, rematou rente ao poste direito da baliza à guarda de Vaclik.

O Basileia, muito desfalcado para esta partida, contra-atacava sempre que podia e Iker Casillas era assobiado cada vez que tocava na bola. Mas foi a formação de Carlo Ancelotti, numa boa combinação entre James e Nacho, que viu o seu cruzamento bater em Suchy e traiu o guardião da formação suíça, acabando dentro da baliza dos visitantes aos 14 minutos.

A partir daqui, os pupilos de Paulo Sousa nunca mais se encontraram no jogo. Aos 25’, Modric rematou forte, a cerca de 30 metros da baliza, para grande defesa do guardião do Basileia. Quando faltavam 16 minutos para o intervalo, Bale fez o segundo do encontro, após passe brilhante de trivela do médio croata. Com grande classe, o extremo galês picou a bola por cima de Vaclik e encostou para golo.

Um minuto depois, o centrocampista voltou a fazer das dele ao abrir na direita, para Gareth Bale, que centrou rasteiro para Cristiano Ronaldo fazer o terceiro da equipa e o primeiro da sua conta pessoal. Aos 37’ James empurrou para o quarto, após defesa apertada do guardião checo a remate de Benzema. O Basileia não baixou os braços e o ex-benfiquista Derlis González reduziu para três golos de diferença um minuto depois, num remate cruzado à entrada da área, fixando o resultado ao intervalo.

Na segunda parte, os “merengues” começaram melhor, detendo o domínio da bola mas apresentando um ritmo de jogo mais lento. Por outro lado a turma visitante, sem nada a perder, estava mais adiantada no terreno, à procura de reduzir a diferença no marcador. Aos 65’, Casillas rouba o segundo tento a Derlis González, após mau atraso de Varane (entrado ao intervalo). Sete minutos depois Fabian Schar envia a bola ao poste num remate fora da área após boa combinação no ataque.

Um minuto depois, Cristiano Ronaldo constrói a jogada e rápidas tabelas com Benzema, que remata forte e colocado para o quinto.

O Real Madrid foi mais forte perante um Basileia sem grandes argumentos e lidera agora o grupo B, à frente do Liverpool, e viajará até à Bulgária, para defrontar o Ludogorets, a 1 de setembro na segunda jornada da “Champions”.