Com 10 títulos conquistados na prova principal de clubes europeus, o Real Madrid é sempre apontado como um crónico candidato à vitória final na Liga dos Campeões. A equipa comandada por Zidane já praticamente disse adeus ao título em Espanha, e só lhe resta esta época lutar pelo principal troféu do futebol europeu uma vez que também foi eliminado da Taça do Rei devido a um erro de secretaria.

As sete vitórias em oito jogos disputados esta temporada na Liga dos Campeões indicam que os jogadores do Real Madrid estão definitivamente motivados e regressar a uma final europeia, uma vez que em Espanha quem dá cartas continua a ser o Barcelona. Na fase de grupos da Liga dos Campeões, os 'merengues' foram uma autêntica máquina trituradora com sete vitórias e um empate a 0-0 em Paris.

No primeiro jogo do Grupo A, o Real Madrid recebeu no Estádio Santiago Bernabéu os Shakhatar Donesk e com três golos de Cristiano Ronaldo no segundo tempo garantiu um triunfo tranquilo por 4-0, uma vez que Benzema tinha colocado os 'merengues' em vantagem ainda no decorrer do primeiro tempo.

Seguiu-se depois uma deslocação à Suécia para defrontar o Malmo, e nem mesmo o frio do norte parou Cristiano Ronaldo e companhia. O internacional português manteve o pé quente, e com dois golos garantiu a segunda vitória consecutiva da sua equipa no Grupo A.

Já na deslocação ao Parque dos Príncipes em Paris, os dois favoritos à passagem para os oitavos de final não conseguiram passar do nulo no marcador com os guarda-redes de ambas equipas a brilharem entre os postes. Duas semanas depois, era o PSG que visitava o Santiago Bernabéu, e aí acabou por valer um golo solitário de Nacho para dar a vitória ao Real Madrid.

Na penúltima jornada do Grupo A, o Real Madrid deslocou-se à Ucrânia para defrontar o Shakhatar Donesk e foi com relativa facilidade que construiu uma vantagem confortável de 4-0. Cristiano Ronaldo abriu a contagem aos 18 minutos, seguindo-se os golos de Lukas Modric, aos 50 minutos, e de Carvajal aos 52 minutos. O internacional português bisou aos 70 minutos e parecia que o jogo estava resolvido. No entanto, o Shakhatar Donesk conseguiu marcar três golos nos últimos instantes do jogo e colocou em sentido a formação 'blanca' que regressou assim a Madrid com os três pontos.

No derradeiro jogo do Grupo, o Real Madrid aplicou uma goleada histórica de 8-0 ao Malmo, num jogo em que Cristiano Ronaldo assinou um 'poker' de quatro golos e isolou-se em definitivo na lista dos melhores marcadores da presente edição. O Real Madrid seguiu para os oitavos de final da competição onde iria defrontar a AS Roma.

Em Roma, o Real Madrid conseguiu impor-se e vencer a formação romana por 2-0. Cristiano Ronaldo abriu o marcador aos 57 minutos da segunda parte com um grande golo, e depois foi a vez de Jesé Rodríguez fechar a contagem já em cima do apito final. No jogo da segunda mão, Cristiano Ronaldo alcançou a impressionante marca dos 13 golos na prova ao abrir o marcador no Estádio Santiago Bernabéu aos 64 minutos, seguindo-se depois um golo de James Rodríguez aos 68 minutos a fixar um total de 4-0 na eliminatória.

O Real Madrid está nos quartos-de-final da Liga dos Campeões pelo quinto ano consecutivo, e já leva um total de 393 jogos na competição, com 234 vitória, 68 empates e 91 derrotas. Cristiano Ronaldo é uma das figuras incontornáveis nesta equipa do Real Madrid, sendo que na constelação de estrelas no conjunto madrileno há claramente lacunas a nível defensivo que impedem esta equipa de ter um verdadeiro brilho galáctico.