O ‘Bola de Ouro’ Cristiano Ronaldo e o treinador campeão inglês José Mourinho são os expoentes máximos da representação portuguesa na edição 2015/16 da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol.

Sem contar com os representantes de Benfica e FC Porto, o futebol luso conta com quatro técnicos e 19 futebolistas, pertencentes a 10 equipas.

O Valência, liderado por Nuno Espírito Santo e nos seus quatros com João Cancelo, Rúben Vezo e André Gomes, e o Dinamo de Zagreb, de Eduardo, Ivo Pinto, Gonçalo Santos e Paulo Machado, são os clubes estrangeiros mais ‘portugueses’.

O Zenit St. Petersburgo completa o pódio, com André Villas-Boas no comando técnico e os internacionais lusos Luís Neto e Danny.

Entre os treinadores, José Mourinho é a grande figura, contando já dois títulos - o primeiro ao serviço do FC Porto, em 2003/04, e o segundo pelo Inter de Milão, em 2009/10 - e um total de 127 jogos (quarto do ‘ranking’).

Pelo Chelsea, que comanda na ‘Champions’ pela sétima temporada, caiu três vezes nas meias-finais (perante Liverpool, duas vezes, e Atlético de Madrid) e duas nos ‘oitavos’ (FC Barcelona e Paris Saint-Germain), enquanto em 2007/08 foi despedido após a primeira jornada.

Quanto aos outros técnicos lusos, André Villas-Boas não acabou a época no Chelsea em 2011/12, mas comandou os londrinos em sete jogos, incluindo todos os da fase de grupos, pelo que o título ‘tem’ de lhe ser creditado.

De resto, o treinador que, na sua ‘cadeira de sonho’, levou o FC Porto ao triunfo na Liga Europa em 2010/11 tem ainda uma presença nos ‘oitavos’, em 2013/14, já pelo Zenit.

Por seu lado, Marco Silva cumpre, no Olympiacos, a segunda época, depois de se ter ficado pela fase de grupos em 2014/15, pelo Sporting, enquanto Nuno Espírito Santo é estreante.

No que respeita aos jogadores, Cristiano Ronaldo soma os ‘mesmos’ dois títulos de Mourinho, um ainda no Manchester United, em 2007/08, e outro pelo Real Madrid, em 2013/14, na final da Lisboa, face ao Atlético de Madrid.

Individualmente, o jogador ‘merengue’ é o melhor marcador da história da prova, com os mesmos 77 golos do argentino Lionel Messi (FC Barcelona), e foi ‘rei’ dos goleadores por quatro vezes, incluindo nas últimas três épocas.

O ‘capitão’ da seleção lusa conseguiu um recorde de 17 golos em 2012/13, e, na época passada, terminou igualado com Messi e o brasileiro Neymar, também do ‘Barça’.

Quanto aos outros jogadores, Pepe (Real Madrid) também foi campeão da Europa, em 2013/14.

Por seu lado, Beto e Daniel Carriço chegam à ‘Champions’ depois de terem ajudado o Sevilha a vencer as duas últimas edições da Liga Europa, a primeira às custas do Benfica.

O Dinamo de Kiev (Antunes e Miguel Veloso) também conta com dois jogadores lusos, contingente que fica completo com Tiago (Atlético de Madrid), Vieirinha (Wolfsburgo), Anthony Lopes (Lyon) e Hernâni (Olympiacos).

- Lista dos jogadores e treinadores portugueses presentes na edição 2015/16 (x):

JOGADORES (19)

Grupo A: Cristiano Ronaldo e Pepe (Real Madrid).

Grupo B: Vieirinha (Wolfsburgo).

Grupo C: Tiago (Atlético de Madrid).

Grupo D: Beto e Daniel Carriço (Sevilha).

Grupo F: Hernâni (Olympiacos) e Eduardo, Ivo Pinto, Gonçalo Santos e Paulo Machado (Dinamo Zagreb).

Grupo G: Antunes e Miguel Veloso (Dinamo Kiev).

Grupo H: Luís Neto e Danny (Zenit), João Cancelo, Rúben Vezo e André Gomes (Valência) e Anthony Lopes (Lyon).

TREINADORES (4)

Grupo F: Marco Silva (Olympiacos).

Grupo G: José Mourinho (Chelsea).

Grupo H: André Villas-Boas (Zenit) e Nuno Espírito Santo (Valência).

(x) - Não inclui os que pertencem às equipas portuguesas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.