Cristiano Ronaldo eliminou o Atlético de Madrid da Liga dos Campeões e 'ajudou' o Real Madrid, seu antigo clube, oferecendo 630 mil euros aos 'merengues'. Confuso? Tudo se explica com as verbas do 'market pool' da Liga dos Campeões para os clubes espanhóis.

As contas foram feitas pelo jornal espanhol AS. O valor do 'market pool' a distribuir pelos quatro emblemas espanhóis presentes na Liga dos Campeões (Barcelona, Atlético Madrid, Real Madrid e Valência) é de 43,8 milhões de euros.

Do montante acima referido, metade (21, 9 milhões de euros) é distribuído consoante a classificação no campeonato espanhol na época anterior. Por exemplo, o campeão Barcelona fica com 40 por cento (8,76 milhões de euros).

A outra metade do valor do 'market pool' é distribuído com base no número de jogos disputados por cada clube. Esta é a razão pela qual quanto mais cedo for eliminada uma equipa do mesmo país, melhor para os outros. Depois da eliminação nos oitavos frente ao Ajax (e a anterior do Valência na fase de grupos) o Real Madrid tinha assegurado 4,38 milhões de euros.

O afastamento do Atlético de Madrid da 'Champions' fez com que o valor recebido pelos 'merengues' aumentasse para 5,01 milhões, os tais 630 mil euros já referidos. De resto, o Real Madrid ainda pode lucrar mais com a eliminação do Barcelona perante o Lyon: nesse caso ganham 830 mil euros adicionais.