Ruben Amorim fez declarações à Sporting TV, antes da partida dos leões para a Áustria, onde vão defrontar o Sturm Graz em partida da Liga dos Campeões. O treinador verde e branco ignorou o alegado favoritismo e escrutinou a equipa adversária de maneira rápida. Os regressos e as ausências também foram tema de análise.

Veja todas as declarações de Ruben Amorim:

Favoritismo: "É a Liga dos Campeões, eles jogam em casa, são campeões do seu país, como nós. Queremos ganhar e é um jogo onde podemos fazê-lo. Não gosto disso do favoritismo. Sempre que começa o jogo, é 50/50, mas queremos muito ganhar e fazer os sete pontos".

Análise ao Sturm Graz: "A identidade é a mesma, o treinador é o mesmo, eles foram campeões. Melhoraram na posse de bola, o avançado tem muito boas caraterísticas e é muito bom avançado e a equipa tornou-se mais perigosa. Também têm um médio que está emprestado pelo Brighton [Malick Yalcouyé] que também deu uma dimensão diferente e acho que é muito por aí que passa a maior posse de bola do adversário. São muito intensos, vão criar-nos dificuldades na bola parada, mas estamos preparados. Queremos obviamente ganhar e é muito importante ganhar e ficar mais perto dos pontos que precisamos para passar à próxima fase. Esse é o objetivo."

Semelhanças entre Sporting e Sturm Graz: "Sistema igual? Eles não jogam no nosso sistema. Obviamente que depois quando se faz essa pesquisa aparece como nesse sistema, mas não. Jogam numa linha de quatro, numa espécie de 4x4x2 ou 4x3x3, que depois se pode adaptar a certos adversários, pois jogam com três centrais, mas um faz de lateral. Eles fecham mais o meio, abrem um bocadinho os corredores, usam muito as bolas longas, defendem em bloco médio e estamos preparados para isso. Temos alguns referências de outras equipas que fizeram isso. Temos de ter muita capacidade de ter bola, parar as transições e, acima de tudo, ganhar os duelos. Esse vai ser o segredo do jogo. O Ousmane [Diomande] não pode jogar, o [Eduardo] Quaresma também e são muito fortes nos duelos. Teremos de jogar com outras caraterísticas, mais com a bola. Mas, como disse, estamos preparados para o jogo".

Auto-análise: "Acima de tudo, é o tempo de trabalho. Os jogadores sabem o que fazer em cada movimento, onde está à bola, conseguem perceber esses detalhes. Isso vem com o treino e depois são realmente colegas de equipa. Ou seja, quando um falha, tem outro a ajudar. Esse espírito ajuda muito e eles têm essa ideia de não sofrer golos. Já falaram disso várias vezes. Temos de melhorar na bola parada, mas isso às vezes vem com altura e peso. É a parte de que, mesmo com o Portimonense, sem ser a bola parada, não demos quaisquer situações de perigo e é continuar assim", disse. "Regressos de lesionados? Sim, mas com o tempo contado. Estão lesionados, mas vão a jogo. Precisamos de todos. Começamos a ter algumas recuperações, mas temos de ter cuidado a integrar esses jogadores pouco a pouco".

Preparação para jogos de Champions: "Mais preparado para este tipo de jogos? Sim. Não sou só eu, todos. Todos crescemos, estamos cada vez mais preparados, temos caraterísticas boas para já não termos que alterar assim tanto a nossa forma de jogar do campeonato para a Liga dos Campeões. Temos de melhorar em certos aspetos, mas estamos preparados para este tipo de ocasiões. Quanto aos adeptos é o mesmo de sempre. Precisamos muito deles, vamos ter uma sequência grande de jogos e eles são claramente mais um jogador da nossa equipa."