O treinador do S.L. Benfica, Rui Vitória, fez esta segunda-feira a antevisão do jogo da primeira mão do 'playoff' da Liga dos Campeões com o PAOK de Salónica e assumiu que nesta competição todas as equipas vão trazer dificuldades ao clube da Luz.

"Nós olhamos para este jogo com a convicção, exigência e importância com que encaramos todos os jogos. Vamos fazer o quinto jogo oficial da época, temos a perfeita noção que é um jogo que queríamos jogar porque representar o Benfica é isto mesmo, exigência permanente. Temos de dar resposta, vamos ter um adversário difícil que já ultrapassou duas equipas muito fortes e que ainda não começou o seu campeonato uma vez que só para a semana começam as competições na Grécia. O PAOK eliminou duas equipas muito fortes e acredita que pode bater o pé e que temos de perceber isto. Vamos defrontar uma equipa com vontade e com convicção, temos de perceber o que é o adversário. Teremos de impor o nosso jogo, a nossa qualiade e tentarmos jogar com o facto de que todos os factores são importantes", começou por dizer Rui Vitória na conferência de imprensa de antevisão do jogo.

Questionado sobre a ideia que se passou de que o Benfica teria mais facilidades após eliminar o Fenerbahçe, Rui Vitória fez questão de frisar que ninguém da estrutura do clube da Luz se pronunciou sobre os possíveis adversários dos 'encarnados' e que é importante perceber o contexto do PAOK, que já eliminou equipas como Basileia e Spartak de Moscovo.

"Se esperava mais facilidades depois de eliminarmos o Fenerbahçe? Não foi certamente ninguém do nosso seio que disse isso. Isto significa que temos a noção clara que hoje em dia em de alta competição não há equipas fáceis e basta analisarmos o passado recente deste adversário. O PAOK venceu 3-0 na Suíça [ao Basileia] e empatou em Moscovo [com o Spartak] a 0-0. Quem olhar para este passado percebe que não se trata de uma equipa fácil e faz-nos ter a noção que temos um bom adversário pela frente. Da minha boca, e da minha gente, jogadores, staff, e estrutura, ninguém tem esse pensamento e até digo que é um pensamento que queremos que nem se aborde", frisou Rui Vitória para depois analisar concretamente o PAOK.

"O PAOK é uma equipa com uma linha de quatro defesas com uma média de idades de 30 anos. Têm dois médios centro com muita qualidade, um ponta-de-lança que faz muitos golos de várias formas e têm o Pelkas que é um jogador com muita mobilidade e que joga atrás do avançado e que nós conhecemos bem porque passou pelo Vitória de Setúbal. Só temos dúvidas em relação a quem vai jogar no lado esquerdo. Estamos a falar de uma equipa com jogadores experientes, é curioso ouvir o meu colega [o treinador do PAOK] dizer que vai para casa ter com a família e preparar o jogo com tranquilidade. Eu foi chegar a casa e fazer a mala para este jogo não há cá tempo para a família. O PAOK está obviamente em condições de disputar esta eliminatória connosco", disse Rui Vitória.

Sobre o atual momento da equipa do Benfica nesta fase da temporada, o treinador 'encarnado' assumiu que está agradado com a evolução e o 'bom momento' dos jogadores.

"Estamos num bom momento, estamos a evoluir de forma significativa e acreditamos muito em nós. Se vocês se preocuparem em analisar est equipa mais em pormenor não é por acao que o PAOK já eliminou duas equipas muito forte", afirmou Rui Vitória.

"Temos de nos preocupar com todos os pormenores, não precisamos de apregoar, mas digo que é um adversário de qualidade, temos de estar muito concentrados, temos de lhes tirar as referências que nos querem controlar", acrescentou o técnico do Benfica.

"O PAOK é o próximo adversário que vamos ter, se nós nos vamos a estar a focar em cenários que ainda não se concretizaram não creio que seja o caminho correto. Queremos ganhar esta eliminatória e entrar na fase de grupos. Depois o próximo objetivo será ganhar ao Sporting, isto será passo a passo. Amanhã é o PAOK. Gosto de ter uma visão alargada, e tenho a perfeita noção do que são actos de gestão, mas há uma parte do meu cérebro que me avisa que tenho de me focar no próximo jogo. Como é que a equipa contrária joga, como ataca e como defende", frisou Rui Vitória sobre a importância do apuramento do Benfica para a fase de Grupos da Liga dos Campeões.

O jogo entre S.L. Benfica e PAOK de Salónica está agendado para amanhã às 20h00 no Estádio da Luz com arbitragem do árbitro sérvio Mirolav Mažić.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.