A Rússia ultrapassou Portugal no ranking da UEFA, graças às vitórias desta quinta-feira de Krasnodar e Rostov na Liga Europa, chegando assim ao sexto posto, o tal que garante a presença de três equipas na Liga dos Campeões.

Com os resultados desta semana europeia, os russos passam a somar 49.532 pontos, enquanto os portugueses desceram à sétima posição e têm 49.332 pontos, contabilizando já o triunfo do Benfica na primeira mão da eliminatória frente ao Borussia Dortmund.

Assim sendo, a sexta posição apenas permitirá colocar, em 2028/2919, uma equipa diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões e outra na 3.ª pré-eliminatória.

Nesta altura, há duas equipas portuguesas em prova, ambas na Liga dos Campeões, (Benfica e FC Porto) e três russas (além das duas já referidas, há também o Zenit), todas na Liga Europa.

Uma vitória dos ‘dragões’ sobre a Juventus na quarta-feira deixará Portugal de novo à frente da Rússia. Contudo, basta um trinfo de qualquer uma das equipas russas na Liga Europa para Portugal voltar a cair para a sétima posição.

Por isso, torna-se fundamental que Benfica e/ou FC Porto cheguem aos quartos de final da Liga dos Campeões.