Sérgio Conceição analisou a partida com o Schalke, a contar para a 5ª jornada da Champions. O técnico falou do segredo para série de vitórias, analisou a equipa alemã e abordou questões técnico-táticas.

Qual é o segredo destes oito jogos só com vitórias?

"Acha que é uma poção mágica? É o trabalho, a dedicação dos jogadores por representarem um clube como o FC Porto. Para nós tocar no fundo é perder na luz. Temos que falar pouco, trabalhar muito, sermos sérios e dedicados. É como o Olíver disse: Se jogasse 60, 90, zero minutos...estaria sempre com a equipa. É o sentimento comum do grupo de trabalho. O segredo é o respeito que há de uns pelos outros e deles pela equipa técnica".

Análise de Sérgio Conceição à equipa do Schalke

"É uma equipa que no seu processo defensivo joga em 3-5-2, linha de cinco mais visível nos jogos de fora, com o corredor central muito preenchido. É uma equipa difícil de contrariar nas saídas rápidas que fazem. Com jogadores muito capazes tecnicamente. Tudo isso que analisamos, percebemos que é uma equipa difícil de defrontar. É um desafio fantástico, vermos como podemos desmontar esta equipa"

Paragem benéfica?

"Eu depois que depois do jogo que tivemos na Luz seria benéfico [a paragem] para trabalharmos as coisas que não estávamos a fazer e que por normal devíamos fazer, e que no passado recente fizemos com qualidade. Foi importante. É tão importante no momento em que perdemos como agora num momento positivo".

Corona na posição de lateral

"Ele tem mais horas a lateral do que muita gente. O que é feito, é feito de forma sustentável. Não há palavras mágicas para que um jogador saia de ala e vá jogar a lateral e que saiba os terrenos que vai pisar. É muito lindo e fácil falar. Lá dentro do campo, há trabalho para se saber o que faz com bola e sem bola".

Mais soluções?

"Quando temos mais soluções, ficamos contentes. Quando estão todos disponíveis, fico contente com isso, mas isso é o meu trabalho: É decidir quem está em melhor forma e quais os jogadores que dão mais garantias".

Empate frente ao Schalke seria uma mau resultado? Disse-o na Alemanha.

"Eu disse que o empate não era mau no fim do jogo. Não preparamos o jogo a pensar no empate. de acordo com o que foi o jogo na Alemanha, apesar de termos falhado um penalti. Se calhar tínhamos merecido ganhar. Pelo que vi, no primeiro jogo da fase de grupos, achei que não era um resultado mau de todo. E amanhã não é diferente. Frente a um adversário que tem melhorado, mas preparamos o jogo para ganhá-lo".