O Benfica é uma das nove equipas já apuradas para os “oitavos” da Liga dos Campeões, cuja fase de grupos termina terça e quarta-feira, faltando apurar sete qualificados e os oito “despromovidos” à Liga Europa.

No Grupo A, considerado à partida o mais equilibrado de todos, os alemães do Bayern de Munique, a quem já é impossível destronar do primeiro posto (13 pontos), visitarão o Manchester City, terceiro classificado (sete).

A equipa inglesa é obrigada a vencer o jogo e, mesmo assim, só se qualificará para a fase seguinte se o Villarreal conseguir pontuar face ao Nápoles (oito), algo que ainda não fez esta temporada na prova.

Já no Grupo B, com o Inter de Milão intocável no primeiro posto, as três restantes equipas têm hipóteses de qualificação, com a vantagem a estar do lado do Trabzonspor (seis pontos), que se desloca a França para defrontar o Lille (cinco).

Mas o empate poderá não bastar aos turcos, pois apenas garantiriam a presença na Liga Europa caso o CSKA Moscovo (cinco) não vença em Itália.

Com o Benfica já apurado (e vencedor do agrupamento, caso vença o Otelul), no Grupo C falta definir quem acompanha os “encarnados” aos “oitavos”, pelo que o embate entre os suíços do Basileia (oito) e os ingleses do Manchester United (nove) será decisivo.

No Grupo D, com o Real Madrid a “passear” classe (15 pontos, só vitórias), a luta é entre o Ajax e o Lyon, com vantagem para os holandeses, que têm mais três pontos (oito).

Mas o Ajax, que recebe a equipa de Mourinho, tem também vantagem no desempate por golos (sete) face ao Lyon, que jogará no terreno do Dínamo de Zagreb, equipa que ainda não pontuou.

Leverkusen (nove pontos), já apurado, espera por companhia nos “oitavos”, com Chelsea e Valência, ambos com oito pontos, a discutirem o apuramento em Stanford Bridge.

A equipa de Villas-Boas parte com vantagem de lhe bastar um empate a zero ou com um golo, enquanto os espanhóis precisam de vencer o jogo de Londres ou conseguir uma igualdade a dois golos ou mais.

No agrupamento F, o Arsenal tem o primeiro lugar cimentado e o desfecho da sua visita ao Olimpiakos (seis) interessa também, além dos gregos, ao Borússia de Dortmund (quatro) e ao Marselha (sete), que jogam na Alemanha pelos lugares europeus.

Por sua vez, no Grupo G, apurada está a equipa que menos se esperava: o APOEL de Nicósia, que soma nove pontos e até pode perder na receção ao Shakhtar.

O seu “acompanhante” para a fase seguinte sairá do confronto entre o FC Porto (sete) e o Zenit (oito), no Estádio do Dragão.

Por fim, no Grupo H está tudo resolvido quanto aos “oitavos”, partilhados pelo Barcelona (13) e pelo AC Milan (oito), restando apurar entre os checos do Plzen (recebem os italianos) e os bielorrussos do BATE (visitam a Catalunha) qual seguirá para a Liga Europa.