![Síntese Liga dos Campeões: Benfica e Bayern nos 'oitavos' com sofrimento, italianos desiludem](/assets/img/blank.png)
O Benfica conseguiu hoje o apuramento para os ‘oitavos’ da Liga dos Campeões em futebol com grande sofrimento, a exemplo do Bayern Munique, numa ronda negra para os italianos, com as quedas de AC Milan e Atalanta.
Em mais uma noite ‘louca’ na Luz, na segunda mão do play-off de acesso aos ‘últimos 16’, o Benfica chegou a liderar (1-0), mas esteve duas vezes a perder (1-2 e 2-3), antes de selar o apuramento aos 84 minutos, com um tento do turco Orkun Kökçü.
O também internacional turco Kerem Aktürkoglu inaugurou o marcador, aos 22 minutos, depois de 17 jogos em ‘branco’, e o avançado grego Vangelis Pavlidis, que esteve nos três golos, apontou o segundo, aos 76, de penálti.
A formação monegasca, que esteve por cima do jogo em muitos momentos e lutou pelo apuramento até final, também marcou por três vezes, pelo japonês Takumi Minamino, aos 32 minutos, o marroquino Ben Seghir, aos 51, e o suplente George Ilenikhena, aos 81, com um remate que o guarda-redes Trubin podia ter parado.
Com o empate, o que fez toda a diferença foi o brilhante golo apontado no principado por Pavlidis, que soma nove tentos e quatro assistências nos últimos sete jogos como titular e, na ‘Champions’, soma sete golos.
Com o 3-3, e além do apuramento, os ‘encarnados’ mantiveram a tradição, de nunca perderem em casa com equipas gaulesas, somando agora 13 vitórias e seis empates.
O Benfica está pela sétima vez nos ‘oitavos’, desde que esta fase foi introduzida na prova em 2003/04, sendo que, nessa fase, seguiu cinco vezes em frente e só caiu uma vez: desta vez, terá pela frente o FC Barcelona ou o Liverpool.
Se os ‘encarnados’ penaram para chegar aos ‘oitavos’, o Bayern Munique passou pelo mesmo, e de forma surpreendente, depois do triunfo por 2-1 no reduto do Celtic.
No Allianz Arena, os escoceses empataram a eliminatória, com um tento do germânico Nicolas-Gerrit Kühn, aos 63 minutos, em contra-ataque, após assistência do ex-Marítimo Maeda.
O japonês ainda ameaçou o segundo, num cabeceamento à figura, mas, praticamente na última jogada, aos 90+4 minutos, e quando o prolongamento parecia inevitável, o canadiano Alphonso Davis fez o 1-1 e apurou os bávaros.
O Bayern, com Raphaël Guerreiro (saiu aos 64 minutos), vai estar pela 17.ª vez consecutiva nos ‘oitavos’, perante o ‘vizinho’ Bayer Leverkusen ou o Atlético de Madrid. O Celtic, com Jota até aos 60 minutos, não está nos ‘oitavos’ desde 2012/13.
Nos outros jogos, caíram, surpreendentemente, dois conjuntos italianos, entre eles o AC Milan, de Sérgio Conceição, e com João Félix e Rafael Leão no ‘onze’, que cedeu um empate (1-1) na receção ao Feyenoord e caiu, após o desaire por 1-0 em Roterdão.
A formação italiana adiantou-se no minuto inicial, pelo mexicano ex-Feyenoord Santiago Giménez, mas ‘colapsou’ com a expulsão de Theo Hernández, aos 51 minutos, após tentar ‘cavar’ um penálti. O argentino Julián Carranza decidiu, aos 73.
Os neerlandeses estão nos ‘oitavos’, igualando o seu melhor registo na ‘era Champions’, quando chegaram à segunda fase de grupos em 1999/2000. Segue-se Arsenal ou Inter Milão.
Pior ainda, esteve a Atalanta, que depois de perder por 2-1 na Bélgica, chegou ao intervalo, em Bérgamo, com um 0-3, culpa de dois golos de Chemsdine Talbi, aos três e 27 minutos, e um de Ferran Jutglà, aos 45+3.
Aos 46 minutos, o regressado Ademola Lookman, entrado ao intervalo, reduziu, mas, aos 61, falhou um penálti, que o veterano Simon Mignolet parou, garantindo os segundos ‘oitavos’ do Club Brugge, dois anos depois da queda perante o Benfica. Os belgas vão enfrentar nos ‘oitavos’ o Lille ou o Aston Villa.
O Sporting entra em ação na quarta-feira, na Alemanha, face ao Borussia Dortmund, vencedor em Alvalade por 3-0. Em vantagem, partem ainda Paris Saint-Germain (3-0 em Brest), o campeão europeu em título Real Madrid (3-2 no reduto do Manchester City) e a Juventus (2-1 na receção ao PSV Eindhoven).
Nos ‘oitavos’, já estão, por terem ficado no ‘top 8’ da nova fase de liga, Liverpool, FC Barcelona, Arsenal, Inter Milão, Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen, Lille e Aston Villa.
Os ‘oitavos’ realizam-se em 04 e 05 de março (primeira mão) e 11 e 12 do mesmo mês (segunda). O sorteio dos oitavos de final, quartos de final e meias-finais realiza-se na sexta-feira, na sede da UEFA, em Nyon, a partir das 12:00 locais (11:00 em Lisboa).
Comentários