É já esta terça-feira que o Sporting se desloca a Istambul para medir forças frente ao Besiktas em partida a contar para a terceira jornada da fase grupos da Liga dos Campeões. Será um encontro do tudo ou nada para os verdes e brancos, caso queiram ainda ter uma palavra a dizer em relação à passagem aos oitavos de final da Champions.

Após duas derrotas nos dois primeiros jogos, frente ao Ajax e Borussia de Dortmund, a equipa de Rúben Amorim sabe que não poderá perder mais pontos, se ainda quiser sonhar com a passagem.

Até ao momento o Sporting soma zero pontos, com apenas um golo marcado e seis sofridos nas duas primeiras jornadas. O Besiktas também ainda não somou qualquer ponto, embora conte com um melhor 'goal average'  (-3), contra o registo do Sporting (-5).

Será uma boa oportunidade para os verdes e brancos começarem a somar milhões e pontos na LC, já que é no capítulo defensivo que os turcos se apresentam mais débeis. Face à menor capacidade da equipa conhecida como as 'águias negras' em cobrir a profundidade, o Sporting poderá explorar os momentos de rotura e a maior lentidão no processo defensivo da equipa de Sergen Yalçin. Ainda assim, não se esperam facilidades, já que o Besiktas tem individualidades que podem resolver uma partida a qualquer instante, como são os casos de Pjanic e Batshuayi.

Momento de forma das duas equipas

O Besiktas é o atual terceiro classificado da Liga Turca, a quatro pontos do comandante Trabzonspor. Soma até ao momento cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. As 'águias negras' chegam ao jogo 3 da fase de grupos depois de um ciclo altamente negativo que o Sporting quererá naturalmente aproveitar. Ainda na última sexta-feira foi derrotado pelo Basaksehir por 3-2. De referir ainda que o Besiktas somou apenas uma vitória nos últimos quatro jogos, frente ao Sivasspor, e três desaires frente a Basaksehir, Ajax e Altay.

Já os leões, depois do desgosto em Dortmund, somaram dois triunfos, uma para a Liga frente ao Arouca (1-2) e na Taça de Portugal com o Belenenses (4-0). O Sporting ocupa o segundo lugar da I Liga em igualdade pontual com o FC Porto, com 20 pontos.

Histórico de confrontos

Em matéria de duelos entre os dois emblemas, Sporting e Besiktas defrontaram-se apenas por duas vezes, com os leões a ficarem-se por um saldo positivo, depois de uma vitória e um empate. Na fase de grupos da Liga Europa de 2015/16, os leões venceram em Alvalade por 3-1, com golos de Slimani, Bryan Ruiz e Teofilo Gutiérrez. Mário Gómez marcou para os turcos. Já no encontro em Istambul, a equipa na altura orientada por Jorge Jesus arrancou um empate (1-1), com Bryan Ruiz novamente a marcar para os verdes e brancos, depois de Gokhan Tore ter aberto as hostilidades.

Equipas

É sabido que o Sporting irá encontrar um ambiente hostil assim que pisar o relvado da Besiktas Park como é apanágio sempre que se defrontam equipas turcas. O estádio terá apenas metade da capacidade devido às restrições sanitárias (Covid-19), mas ainda assim esperam-se 20 mil gargantas a torcerem incessantemente pelo emblema da casa. O Sporting vai-se apresentar na máxima força, com 21 jogadores à disposição de Rúben Amorim. Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves estão recuperados - Pedro Porro, apesar do 'susto' no Restelo, viajou para Istambul e deve ir a jogo frente à equipa turca.

Do lado do Besiktas, o bósnio Pjanic - que está emprestado pelo Barcelona, está recuperado da lesão e vai a jogo, confirmou o técnico Sergen Yalçin. Em sentido contrário, o médio do Canadá Atiba Hutchinson falha a partida devido a um problema muscular. Ersin, Alex Teixeira e N´sakala também estão de regresso.

O que dizem os treinadores

Sobre o jogo, Rúben Amorim relembrou que é absolutamente decisivo o Sporting somar a vitória frente ao Besiktas. "Mais um jogo em que vamos entrar com enorme vontade de vencer mas com a cabeça fria para sermos melhores defensivamente do que fomos com o Ajax e melhores ofensivamente do que fomos em Dortmund. Há a inexperiência da equipa mas já temos dois jogos, essas sensações já melhoraram e por vezes essa inexperiência até pode ser boa. Os jogadores vão 'mandar-se' para o jogo, é isso que quero que eles façam. Vai ser um jogo crucial, poucas equipas na história passaram à fase seguinte com três derrotas nas três primeiras jornadas."

Arbitragem

Slavko Vincic é o árbitro escolhido para dirigir a partida entre o Besiktas e o Sporting. Tomaz Klancnik e Andraz Kovacic vão ser os assistentes, enquanto que Rade Obrenovic será o quarto árbitro e Matej Jug (VAR) e Jure Praprotnik (AVAR). O juiz apitou esta temporada o encontro entre o PSV e o Benfica, que permitiu a passagem das águias à fase de grupos da Liga Milionária.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.