O Sporting recebe esta terça-feira o Borussia Dortmund, em jogo da primeira-mão dos 'playoffs' de acesso à Liga dos Campeões. Para além de ser o quinto embate entre as duas equipas, este encontro constitui o 32º jogo dos leões contra clubes alemães, um país que só tem vindo a trazer pesadelos para os verdes e brancos na Europa do futebol.

Cenário negro, com poucos salpicos verdes

Alemanha é o quarto país que mais vezes colocou clubes no caminho do Sporting. Contudo, é de terras germânicas que chega o pior registo do leão em competições europeias.

Com efeito, os atuais campeões nacionais já defrontaram equipas alemãs em 31 ocasiões, sendo que dessas apenas resultaram quatro vitórias, seis empates e...21 derrotas.

Para além disso, a equipa de Alvalade tem também a pior diferença entre golos marcados e sofridos diante de formações alemãs, com 28 golos marcados e 57 sofridos, resultando num registo de 29 golos negativos.

A última derrota aconteceu há bem pouco tempo. Na fase de liga da Liga dos Campeões, os leões de Rui Borges perderam em casa do RB Leipzig por 2-1, em jogo da sétima jornada, adiando assim a qualificação para a fase seguinte da prova.

Se quisermos encontrar uma vitória leonina contra uma equipa alemã temos de recuar até à temporada 2022/23. Na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Sporting de Ruben Amorim foi a Frankfurt vencer categoricamente o Eintracht por 0-3, graças aos golos de Edwards, Trincão e Nuno Santos.

Este foi, até agora, o único triunfo verde e branco em solo alemão. Antes deste, o melhor que o Sporting tinha conseguido fora apenas um empate, com o Bayern de Munique em 2006/2007; de resto foram 14 desaires, de onde se destaca a famigerada goleada de 7-1 sofrida diante dos bávaros em 2008/2009.

Olhando para os jogos em Alvalade o cenário é mais positivo...mas não muito. Em casa, o Sporting soma três triunfos, cinco empates e sete derrotas. O último triunfo deu-se na temporada 2021/22 onde os leões, treinados por Ruben Amorim, venceram precisamente o Borussia Dortmund por 3-1, resultado que na altura qualificou o Sporting para os oitavos de final da Liga dos Campeões...coincidência?

Para além do Borussia, a equipa de Alvalade venceu também o Schalke 04, na temporada 2014/2015, por 4-2. Em jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Sporting de Marco Silva não deu hipóteses aos germânicos, vencendo graças a golos de Naby Sarr, Jefferson, Nani e Slimani

Já a última derrota deu-se precisamente na temporada seguinte. Diante do Eintracht Frankfurt, e apenas a precisar de um empate para se qualificar para a próxima fase da 'Champions', os leões acabaram por perder por 1-2, ficando-se pelo terceiro lugar do grupo.

O primeiro triunfo leonino em casa contra equipas alemãs deu-se na época 2009/2010. Em jogo da fase de grupos da Liga Europa, o Sporting de Paulo Bento derrotou o Hertha Berlin por 1-0, graças a um golo solitário de Adrien Silva. Os leões acabariam por chegar aos oitavos de final da prova, caindo perante o Atlético de Madrid.

Esta noite em Alvalade, o Sporting tem a oportunidade de exorcizar alguns destes demónios germânicos e tentar dar um passo importante rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões. A partida arranca quando forem 20 horas.