O arranque imaculado do Sporting na Liga dos Campeões é o principal tema de conversa por entre os adeptos leoninos. A vitória no terreno do Eintracht Frankfurt e o triunfo mais recente diante o Tottenham mostram uma equipa com os pés bem assentes na competição milionária, mas mais que isso dois borregos 'bem mortos'.

A primeira, em solo alemão frente a uma equipa alemã (algo inédito), mas olhemos para o embate mais recente que permitiu também a primeira vitória frente a equipas inglesas em território português na Liga milionária.

É assim mais um motivo de história para os Leões de Rúben Amorim, que, recorde-se, na temporada passada tinham sido manifestamente infelizes frente a adversários britânicos (derrota por 5-0 frente ao Manchester City nos oitavos-de-final da prova).

Na história das receções a emblemas ingleses para a Champions, o Sporting contava com três derrotas em outros tantos jogos, sendo que nunca tinha sequer marcado um golo: o 1-0 em 2007 frente ao Manchester United com Cristiano Ronaldo a marcar; sete anos depois, novamente 0-1, agora diante do Chelsea de Mourinho, com golo do ex-Benfica Matic; e na época passada goleada sofrida diante do Manchester City por 5-0 na primeira mão dos oitavos de final da liga milionária.

Apesar disso, o Sporting tem um saldo positivo na receção a ingleses para as provas da UEFA: Em 15 jogos, quatro derrotas, oito vitórias e três empates.

*Artigo corrigido e atualizado