Jorge Jesus está num dilema: manter-se fiel aos seus princípios e manter o 4-4-2 ou adaptar-se e mudar para um 4-3-3, como muitas vezes fez nos jogos fora em competições da UEFA. O jogo desta noite em Moscovo frente ao CSKA é crucial para as ambições leoninas, já que a vitória na eliminatória permite o encaixe de 14 milhões de euros. Dinheiro importante para, por exemplo, renovar com Carrillo e segurar William Carvalho e Adrien.

Depois da vitória na primeira-mão por 2-1, Jorge Jesus sabe que é crucial ter uma equipa equilibrada em Moscovo. Os russos, em desvantagem, vão querer assumir o jogo e atacar desde cedo, tentando marcar nos primeiros minutos e ganhar vantagem na eliminatória. O técnico do Sporting deverá abdicar do 4-4-2, optando por reforçar o meio-campo com a entrada de mais um jogador. Adrien e João Mário deverão ter a companhia do internacional italiano Alberto Aquilani no meio-campo, ficando os extremos entregues a Carrillo e Ruiz. Ao contrário do anunciado por Jesus na conferência de imprensa, Téo Gutiérrez deverá começar no banco, ficando Slimani sozinho na frente.

Na defesa, a novidade será a entrada de Jonathan Silva para a lateral esquerda, no lugar do lesionado Jefferson. Na direita estará João Pereira, Naldo e Paulo Oliveira fazem a dupla de centrais, à frente de Rui Patrício.

Experiência de Patrício e Adrien para atacar os milhões

Este não é apenas mais um jogo. A passagem para a próxima fase garante, desde já, um encaixe de 14 milhões de euros, 12 pela presença na fase de grupos da liga milionária e mais dois por ter estado nos play-off. Mas estes valores podem aumentar, já que cada trinfo na fase de grupos vale 1,5 milhões de euros, e o empate dá direito a meio milhão.

Mas não só de dinheiro vive a Champions. Este é o palco dos palcos, onde se encontra a nata do futebol mundial, onde todos os jogadores querem estar. Melhor montra não há para valorizar atletas, pelo que uma boa campanha e boas performances individuais irão atrair a atenção dos "tubarões" da Europa para as "joias" da coroa leonina. Carrillo, Adrien, João Mário, William Carvalho e Slimani, por exemplo, terão na Champions o palco ideal para se valorizarem e poderem ser vendidos por boas quantias de milhões de euros.

Para este jogo com o CSKA Moscovo, Patrício e Adrien terão um papel fundamental. Os dois capitães são dos que mais jogos levam nas pernas nas competições da UEFA, ao lado de Aquilani. O italiano já leva 29 jogos na Liga dos Campeões, contra 15 de Rui Patrício e 10 de Adrien.

Mas neste aspeto os russos levam vantagem, com uma equipa muito mais experiente. Akinfeev (40), Aleksei Berezutski (45), Vasili Berezutski (42), Schennikov (27) e o Ignashevich (70) acumulam vários jogos europeus nas pernas. Destaque também para Seydou Doumbia, autor de 11 golos em 16 jogos na prova milionária da UEFA.

O jogo entre o CSKA Moscovo e o Sporting está marcado para às 19h45 desta quarta-feira. Acompanhe o encontro no SAPO Desporto.