A UEFA esclareceu hoje que não entrega qualquer galardão formal a treinadores ou jogadores que completem 100 jogos nas competições europeias, mas admite criar um prémio que reconheça o feito.
Num artigo publicado no seu site oficial sobre treinadores “centenários”, num grupo restrito onde figura José Mourinho, a UEFA volta a admitir que o treinador português atingiu também os 100 jogos em provas europeias, mas que só Alex Ferguson foi distinguido, em 2004, por ter sido o primeiro a chegar a essa marca.
«A única exceção foi Sir Alex Ferguson, distinguido em 2004 com um prémio simbólico por ter sido o primeiro treinador a atingir os 100 jogos na Liga dos Campeões», explicou a UEFA.
Por serem cada vez mais treinadores e jogadores a cumprirem a centena de jogos em competições europeias de clubes, o presidente da UEFA, Michel Platini, pondera entregar uma proposta ao Comité Executivo da criação de um prémio para estes “centenários”.
Para a UEFA, apenas quatro treinadores alcançaram a marca de 100 jogos em competições europeias. O técnico do Manchester United lidera o “ranking”, com 187 jogos, seguido do francês Arsene Wenger, do Arsenal, com 149.
Segue-se o italiano Carlo Ancelotti, atual treinador do Paris Saint-Geramin, com 122 jogos. José Mourinho fecha o quarteto, com 100 jogos, número atingido a 21 de novembro, quando o Real Madrid visitou o Manchester City (1-1), na quinta jornada do Grupo D.