A UEFA confirmou hoje que a final da edição de 2022/23 da Liga dos Campeões de futebol vai ser disputada em Istambul, na Turquia, tal como previsto, no dia 10 de junho, em comunicado.

“Na sequência de algumas noticias imprecisas e infundadas, a UEFA gostaria de clarificar a situação da final da Liga dos Campeões de 2023. A final vai ter lugar em Istambul, como marcado, em 10 de junho de 2023”, detalhou a UEFA.

O jogo decisivo da ‘Champions’ vai ser disputado no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, após ter sido ‘desviado’ em 2020, para o Estádio da Luz, em Lisboa, e 2021, para o Estádio do Dragão, no Porto, devido à pandemia de covid-19,

“A UEFA não teve conversas noutro sentido com quaisquer instituições políticas, governos ou federações nacionais de futebol”, vincou a UEFA, em resposta à agência Lusa.

A final da Liga dos Campeões vai ser disputada entre os vencedores dos embates entre Manchester City e Real Madrid (1-1 na primeira mão, em Madrid) e entre Inter Milão e AC Milan (2-0 a favor dos ‘nerazzurri’ na casa dos rivais ‘rossoneri’).

Esta eventual alteração do palco da final ficava a dever-se à possível contestação social resultante das eleições presidências turcas, marcadas para o próximo domingo, quando o presidente Recep Tayyip Erdogan se recandidata ao cargo que ocupa há 20 anos frente a Kemal Kiliçdaroglu e Sinan Ogan.