O Comité de Competições da UEFA pretende criar uma terceira competição de clubes para arrancar em 2021/2022, escreve o jornal O JOGO na sua edição online.

Segundo escreve o referido jornal desportivo, a ideia para a criação de uma terceira competição de clubes da UEFA já foi aprovada pelo Comité de Competições do organismo que tutela o futebol europeu e será agora levado ao Comité Executivo para ser votada.

O mesmo jornal garante ainda que o voto final do Comité Executivo da UEFA para a criação de uma terceira competição de clubes não será mais do que uma formalidade apesar de não serem conhecidos ainda dos moldes da nova competição.

Apesar de ainda não serem conhecidos os moldes desta competição, uma coisa é certa: o número de clubes a participar nas provas europeias vai passar dos atuais 80 para 96.

Recorde-se que desde 2008 que a UEFA tem apenas duas competições de clubes na sequência da extinção da Taça Intertoto, uma prova de início de época que permitia aos vencedores a entrada na Taça UEFA e que foi conquistada pelo SC Braga de Jorge Jesus na sua última edição.

Até 1999 a UEFA tinha ainda a Taça das Taças para além da Champions League e da Taça UEFA. A Taça das Taças reunia então os vencedores das taça dos respectivos países europeus com o Sporting a ser a única equipa portuguesa a conquistar o troféu na época 1963/1964.