O FC Porto chega a Israel com argumentos mais do que suficientes para manter a senda vitoriosa na Liga dos Campeões. Os 'dragões' levam na bagagem a liderança do grupo G, que além do Maccabi integra o Dínamo Kiev e o Chelsea, e além disso podem gabar-se de um histórico recente na Liga dos Campeões notável.

Nos últimos 15 jogos disputados na prova milionária, que abrangem a presente temporada e a última, o FC Porto perdeu em apenas uma ocasião, nos infames 6-1 em Munique. Tirando esse dia negro, que afastou os 'dragões' da prova, Julen Lopetegui tem conseguido grande sucesso na principal prova de clubes europeus.

Julen Lopetegui chegou ao Dragão em 2014/15, depois de uma temporada em que Paulo Fonseca não conseguiu a qualificação para os oitavos-de-final da Champions - o FC Porto foi para a Liga Europa e acabou eliminado pelo Sevilha. Sob o comando do técnico espanhol, porém, os 'dragões' arrancaram de imediato com uma dupla vitória no 'play-off', frente ao Lille (1-0 e 2-0). Já na fase de grupos, o FC Porto somou quatro vitórias: duas contra o BATE Borisov (6-0 e 3-0) e duas contra o Athletic Bilbau (2-1 e 2-0). Empatou duas vezes, ambas frente ao Shakhtar (2-2 e 1-1), e não perdeu nenhuma.

Os 'dragões' seguiram então para os 'oitavos' e encontraram o Basileia, que ultrapassaram com um empate fora (1-1) e uma clara vitória caseira (4-0). Seguia-se a difícil tarefa de tentar eliminar o Bayern e se a primeira mão deu esperança - vitória em casa por 3-1 - a segunda arrasou os 'dragões' - derrota em Munique por 6-1.

Já recuperados da demolição, os 'dragões' arrancaram a nova temporada em Kiev e trouxeram um ponto (2-2). Depois desse arranque algo tímido, porém, somaram vitórias caseiras diante de Chelsea (2-1) e Maccabi Telavive (2-0).

São então 15 jogos disputados desde o arranque da era Lopetegui, com 10 vitórias, quatro empates e uma derrota. A título de comparação, o FC Porto de Paulo Fonseca somou na fase de grupos de 2013/14 três derrotas (Atlético Madrid duas vezes e Zenit uma), dois empates (Zenit e Áustria Viena) e apenas uma vitória (Áustria Viena).

Agora, os 'dragões' chegam à quarta jornada com grandes hipóteses de continuar na crista da onda e dar mais um passo de gigantes rumo aos oitavos-de-final. Não há favas contadas, até porque o Maccabi demonstrou boa qualidade técnica no Dragão e desta feita joga em casa, mas Julen Lopetegui tem tudo para somar o seu 11º triunfo na prova milionária.

Resultados na Liga dos Campeões desde a chegada de Julen Lopetegui:

2014/15

'Play-off':
Lille 0-1 FC Porto
FC Porto 2-0 Lille

Fase de grupos:
FC Porto 6-0 BATE Borisov
Shakhtar Donetsk 2-2 FC Porto
FC Porto 2-1 Athletic Bilbau
Athletic Bilbau 0-2 FC Porto
BATE Borisov 0-3 FC Porto
FC Porto 1-1 Shakhtar Donetsk

Oitavos-de-final:
Basileia 1-1 FC Porto
FC Porto 4-0 Basileia

Quartos-de-final:
FC Porto 3-1 Bayern Munique
Bayern Munique 6-1 FC Porto

2015/16
Fase de grupos:
Dínamo Kiev 2-2 FC Porto
FC Porto 2-1 Chelsea
FC Porto 2-0 Maccabi Telavive