O médio do Real Madrid Xabi Alonso defendeu esta segunda-feira que, com Cristiano Ronaldo «a 100 por cento fisicamente», a sua equipa «tem mais possibilidades de eliminar» na terça-feira o Manchester United, nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol.

Não obstante os elogios ao jogador português, Xabi Alonso ressalvou que outros colegas do Real Madrid podem ter «semelhante influência» à de Cristiano e constituírem «um perigo» para a formação de Alex Ferguson.

«Se ele [Cristiano Ronaldo] jogar bem e estiver a 100 por cento, teremos seguramente mais oportunidades, mas se não defendermos bem, eles podem marcar e derrotar-nos», observou o internacional espanhol, para quem «é preferível» ter o jogador luso «a seu lado do que no lado oposto», aludindo à experiência que teve quando, ao serviço do Liverpool, enfrentou o seu atual companheiro.

Alonso não tem dúvidas quanto «à grande forma atual» de Cristiano Ronaldo, e à «influência decisiva» que teve em várias partidas esta época, além de saber que o português está com uma «vontade tremenda» em defrontar a sua anterior equipa.

De resto, o internacional espanhol não duvida, igualmente, de que Cristiano se irá «esquecer de tudo o que o rodeia» depois de o árbitro apitar para o início do jogo, e que «não será afetado» no seu rendimento pelo facto de ser bem recebido pelo público da casa.

Analisando o jogo numa perspetiva mais técnica e tática, Alonso falou em jogos nos quais se podem «explorar os espaços» e outros em que «há necessidade de os criar». Frente ao United, alertou para a importância de «ter paciência e manter os equilíbrios» quando o adversário «defender com um bloco muito baixo», como fez na segunda parte no Santiago Bernabéu, onde se registou um empate 1-1.

Tanto mais que o adversário tem jogadores «muito verticais» e que «requerem todo o cuidado», mas lembrou que o Real Madrid também tem jogadores «muito fortes no contragolpe» e fez votos para que se assista a um «jogo muito aberto, que favoreça o espetáculo».