O FC Porto vai tentar algo que nunca conseguiu na Europa do futebol. Apesar de um passado glorioso no velho continente, com a conquista de troféus de nomeada: Duas Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus, duas Liga Europa/Taça UEFA e uma Supertaça europeia.

Esta quinta-feira no estádio do Dragão, o FC Porto precisa de vencer o Dortmund por três golos para evitar o prolongamento e ganhar assim o bilhete para os oitavos-de-final da Taça UEFA.

A equipa portuguesa precisa de uma reviravolta histórica e inverter um resultado negativo de dois golos, algo que nunca ocorreu nas currículo do emblema centenário. No entanto, valendo-se da sua vasta experiência europeia, o clube tem que encarar com otimismo esta difícil, mas não impossível tarefa de remontar de passar aos oitavos-de-final de um competição onde já foi muito feliz.

Os “dragões” precisam de vencer por números expressivos (no mínimo, precisam de marcar três golos e não sofrer nenhum), mas inspiração não falta aos comandados de José Peseiro. Foram 44, o número de vezes que o clube mais representativo do Porto triunfou por uma diferença superior a três golos nas provas organizadas pela UEFA. Desde logo vem à memória a vitória brilhante na final da Liga dos Campeões, por 3-0, frente ao Mónaco. Também nas páginas dourados pintadas de azul do emblema portista figuram o triunfo sobre o Manchester United em 1977 por 4-0, e a goleada sobre o Werder Bremen na Alemanha, 0-5.

Em 2014/2015, na 2ª mão dos oitavos-de-final da Champions, com Julen Lopetegui no comando, o FC Porto despachou no “Dragão” o Basileia por 4-0. Também com o técnico espanhol, na fase de grupos, o clube “azul-e-branco” esmagou o Bate Borisov por 6-0.

Uma estatística que pode jogar a favor dos “dragões” é que o Dortmund nas três deslocações a Portugal não venceu uma só partida.

Alguns dos resultados mais impressionantes do FC Porto na Europa:

Rabat Ajax – casa - 9-0 – 1986-87

Portadown – fora - 8-1 – 1990/91

Manchester United - casa - 4-0 – 1977

Bate Borisov – casa - 6-0 – 2014/2015