Está consumada mais uma final europeia para o Benfica. As águias regressam ao palco de uma final europeia 23 anos depois. Esta noite de quinta-feira os encarnados tiveram de suar para bater o Fenerbahçe, mas o 3-1 final coloca Jesus e a sua equipa no rota para Amesterdão.
Como lhe competia, o Benfica entrou muito forte no jogo e sufocou por completo o Fenerbahçe nos primeiros minutos. A equipa de Kocaman não tinha sequer bola e o resultado foi o 1-0 para as águias: Lima cruza da direita e Gaitán, qual ponta de lança, apareça a emendar na área com um toque subtil de pé esquerdo.
O jogo seguiu com o Benfica por cima, mas quando nada o fazia prever foi o Fenerbahçe a marcar. A jogada é precedida de fora de jogo, mas o árbitro deixa seguir e assinala depois o pénalti por mão de Garay na bola. Dirk Kuyt mostrou-se inabalável perante os assobios das bancadas da Luz e bateu Artur.
O Benfica sentiu o golo e o ambiente tornou-se denso na Luz, com muitas jogadas divididas e sempre com o árbitro a mandar seguir. Com os nervos à flor da pele foi Cardozo a recolocar o Benfica no caminho da final de Amesterdão. O paraguaio soltou-se da marcação, ajeitou para o pé esquerdo e atirou colocado para o 2-1 e nova onda de loucura na Luz.
Até ao descanso, o Benfica tentou por todos os meios passar para a frente da eliminatória e voltou a reclamar-se grande penalidade na Luz, com Jorge Jesus inconsolável no banco. O 2-1 manteve-se e as águias saíram para os balneários fora da final da Liga Europa.
Na segunda parte o Benfica entrou mais sereno em campo. Sem o ímpeto do primeiro tempo, o Benfica passou a elaborar mais o jogo e a atacar pela certa, perante o perigo iminente do contra-ataque turco, que podia acabar com a eliminatória.
O Fenerbahçe resguardou-se, mas tantas vezes o “cântaro vai à fonte”… e Cardozo voltou “a molhar o bico”, aos 66’: o Tacuara libertou-se uma vez mais de marcação no centro da área turca e atirou implacável para o 3-1. A Luz veio abaixo e o Benfica passou para a frente da eliminatória, já com Amesterdão no horizonte.
Com muito tempo ainda para jogar, o Benfica guardou inteligentemente a vantagem, não permitindo ao Fenerbahçe ter bola. Os turcos espreitavam sempre que podiam o contra-ataque, mas nunca grande perigo chegou à baliza de Artur, que teve uma das noites mais descansadas dos últimos jogos.
O Benfica vai disputar a final da Liga Europa frente ao Chelsea, que também esta quinta-feira ultrapassou o Basileia. Jogo no Arena de Amesterdão está marcado para 15 de maio.
Comentários