O Sporting visita esta quinta-feira os italianos da Atalanta, na quinta jornada do Grupo D da Liga Europa de futebol, numa partida decisiva na luta pela liderança do agrupamento, que vale a passagem direta aos oitavos de final.

Em Itália, no Estádio Atleti Azzurri d'Italia, os 'leões' vão entrar em campo com uma desvantagem de três pontos para os rivais, que venceram em Lisboa por 2-1 e já asseguraram um dos dois primeiros lugares do grupo, e sabem que apenas um triunfo interessa ao conjunto luso na luta pelo primeiro lugar. Para a Atalanta, basta um empate para terminar em primeiro.

A equipa de Ruben Amorim soma, nesta altura, sete pontos, contra 10 da Atalanta, a duas jornadas do fim, enquanto os austríacos do Sturm Graz têm quatro e o Raków apenas um, com os polacos já sem hipóteses de chegarem aos dois primeiros lugares.

O primeiro lugar do grupo vale o apuramento direto para os oitavos de final da Liga Europa, segunda competição da UEFA, enquanto o segundo vai ter de defrontar um adversário proveniente da fase de grupos da Liga dos Campeões no play-off de acesso aos 'oitavos'. O terceiro classificado da 'poule' vai para a Liga Conferência Europa, enquanto o quarto termina a sua participação nas competições europeias.

O Sporting pode terminar esta jornada com um dos dois primeiros lugares garantido, mas caso não atinja esse objetivo, ainda terá depois a oportunidade de selar o apuramento na última jornada, na receção ao Sturm Graz.

O técnico Gian Piero Gasperini tem todos os jogadores à sua disposição. No Sporting, Marcus Edwards sofreu um acidente de viação, não teve lesões mas está combalido. O médio viajou com a comitiva leonina, tal como Daniel Bragança que está em dúvidas. Fresneda, lesionado, é carta fora do baralho.

Momento de forma

Os leões vão medir forças com a única equipa que os derrotou esta época na Europa, a única, a par do Benfica, a bater a equipa de Rúben Amorim em 2023/24. A formação verde e branca chega a este encontro motivado, depois de ter aplicado a maior goleada da quarta ronda da Taça de Portugal (8-0 ao Dumiense). Antes, tinha perdido com o Benfica, terminando assim a sua invencibilidade interna.

Nos 18 jogos disputados esta época, o Sporting soma 14 vitórias, duas derrotas e dois empates, frente ao SC Braga na I Liga e diante do Raków, na Liga Europa.

O encontro com a equipa de Bérgamo vem numa altura complicada para os leões, com um calendário sobrecarregado. São sete jogos em 30 dias, num calendário que inclui duelos caseiros com FC Porto, Sturn Graz e Gil Vicente, e deslocações aos terrenos de Atalanta, Vitória Sport Clube, Tondela, e Portimonense.

Balanço do Sporting na história da Liga Europa

Presenças: 11 (10 sem pré-eliminatórias).

Meias-finais: 1.

Quartos de final: 2.

Oitavos de final: 1.

16 avos de final: 5.

Fase de grupos: 1.

Play-off: 1.

Jogos: 87 (77 sem pré eliminatórias).

Vitórias: 40 (34).

Empates: 21 (19).

Derrotas: 26 (24).

Golos marcados: 136 (120).

Golos sofridos: 102 (93).

Já a Atalanta tem estado bem na Liga Europa, com três vitórias e um empate, mas com problemas a nível interno. A equipa de Bérgamo é apenas 8.ª na Série A italiana, onde soma seis vitórias, dois empates e cinco derrotas. A equipa de Gasperini perdeu na última ronda da Liga italiana em casa diante do Nápoles, depois do empate com a Udinese na ronda antes da pausa para as seleções.

Além da derrota com o Nápoles, a Atalanta foi batida esta temporada pelo Frosinone, num resultado surpreendente na 2.ª jornada da Série A. Perdeu também com a Fioretina, a Lázio e o Inter Milão.

Histórico

O Sporting tem um histórico negativo diante de emblemas transalpinos. Os leões contabilizam seis vitórias, 13 empates e 15 derrotas.

Diante da Atalanta, os de Bérgamo levam ligeira vantagem sobre a equipa lisboeta. O Sporting defrontou a Atalanta em três ocasiões, duas delas para a extinta Taça das Taças.

Em 1963/64, a eliminatória sorriu ao Sporting, que perdeu 0-2 fora de casa mas venceu por 3-1 em casa, com golos de Bé, Marcarenhas e Ernesto de Figueiredo. Foi preciso um terceiro encontro para se encontrar o vencedor e aí, os leões ganharam por 3-1, após prolongamento, com dois golos de Mascarenhas e um de Lúcio Soares.

Os dois clubes marcariam novo encontro na prova, agora nos quartos de final da antiga Taça das Taças 1987/88. Os italianos ganharam em casa por 2-0 e empataram em Alvalade a uma bola, para assim seguirem para as meias-finais. Nesse empate, o golo do Sporting foi marcado pelo neerlandês Peter Houtman.

No primeiro duelo entre os dois esta época, a Atalanta venceu em Alvalade por 2-1, com golos dos defesas Scalvini e Ruggeri.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorinm (Sporting): "O objetivo é o primeiro lugar, mas também a passagem. Temos um adversário também atrás de nós. Temos de ganhar para a qualificação. Temos de ganhar este tipo de jogos. É importante para a equipa crescer. Queremos deixar uma imagem diferente da da primeira parte em Alvalade. São uma equipa difícil de pressionar. Temos de ser mais inteligentes. Dissemos que queríamos passar em primeiro e é isso que vamos tentar fazer"

Gian Piero Gasperini (Atalanta): "O nosso objetivo e chegar diretamente aos oitavos de final, é nisso que nos vamos empenhar ao máximo. Ser primeiro do grupo significa que até março podemos apenas concentrarmo-nos nas competições nacionais. A apesar das dificuldades que o Sporting nos criou na segunda parte, o resultado em Lisboa foi justo. Amanhã [quinta-feira], não sei se espero um Sporting agressivo logo de início, porque tem de vencer, ou uma equipa mais cautelosa. Talvez os dois"

O jogo será dirigido pelo árbitro inglês Michael Oliver, ele que vai contar ainda com assistência dos compatriotras, Stuart Burt e Daniel Cook e, no papel de quarto ábitro, Andrew Madley. No VAR vão estar, o inglês Stuart Attwell e o assistente espanhol, Carlos del Cerro Grande.

O Atalanta-Sporting, da 5.ª jornada do Grupo D da Liga Europa, está agendado para às 17h45 desta quinta-feira e pode ser seguido EM DIRETO no SAPO Desporto. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.