O Benfica recebe esta quinta-feira, a partir das 17h55, os escoceses do Rangers, num encontro que colocará frente a frente os dois primeiros classificados do Grupo D da Liga Europa.
À entrada para esta ronda, as duas equipas somam seis pontos após somarem duas vitórias nos dois primeiros jogos da prova. Os 'encarnados' bateram o Lech Poznan na Polónia, por 4-2, e venceram, na Luz, o Standard Liège por 3-0, enquanto que o Rangers venceu o Standard Liège por 2-0 e o Lech Poznan pela margem mínima (1-0). Assim sendo, o duelo desta quinta-feira servirá para definir o líder do grupo.
A equipa de Jorge Jesus vem de uma pesada derrota para o campeonato, em casa do Boavista (3-0), de resto a primeira dos 'encarnados' nesta edição da I Liga, pelo que um triunfo na Liga Europa poderá ajudar a esquecer o último 'desaire' e a consequente perda da liderança para o Sporting. Já os comandados de Steven Gerrard ainda não perderam esta temporada, tendo somado cinco triunfos nos últimos cinco jogos (Celtic, Standard Liège, Livingston, Lech Poznan e Kilmarnock).
Grimaldo e Todibo estão recuperados das respetivas lesões e treinaram-se ontem às ordens de Jorge Jesus, no Seixal. Com o regresso dos dois defesas ao ativo, os únicos ‘clientes’ do departamento médico do Benfica são agora André Almeida e Pedrinho.
O lateral direito encontra-se a recuperar de roturas do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno do joelho direito, devendo continuar ausente até ao final da época. O brasileiro, por sua vez, debate-se com uma fratura do cuboide no pé esquerdo, lesão contraída antes da deslocação ao Estádio do Bessa e que já o deixou de fora desse encontro com o Boavista.
Histórico de confrontos
O Benfica venceu todos os jogos em casa contra clubes da Escócia, com cinco triunfos em cinco jogos, sempre em partidas a contar para a Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões. E, olhando para a totalidade dos embates com formações escocesas, em casa ou fora, a vantagem continua a ser das 'águias': 11 jogos, sete vitórias, um empate, três derrotas, 17 golos marcados e 10 golos sofridos.
Contudo, nenhum desses 11 jogos foi frente ao Rangers, pelo que este será o primeiro frente a frente de sempre entre as duas equipas.
De referir que a última visita de uma equipa escocesa ao Estádio da Luz foi em 2012/13, com o Benfica a vencer o Celtic por 2-1, em jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. Com Jorge Jesus no banco, os 'encarnados' chegaram à vantagem bem cedo, graças a um golo de Ola John. O Celtic ainda empatou por Samaras, mas um golo de Ezequiel Garay na segunda parte selou o triunfo. Apesar da vitória, o Benfica acabaria por ficar no terceiro lugar do seu grupo, atrás do conjunto de Glasgow, seguindo para uma Liga Europa onde atingiria a final.
O que dizem os treinadores
Jorge Jesus quer que o Benfica seja a primeira equipa a surpreender o Glasgow, que ainda não perdeu esta época. O técnico alerta para as nuances táticas do adversário, mas acredita que as 'águias' vão estar preparadas para conquistar mais três pontos na Liga Europa.
"Vamos encontrar um adversário que com o Benfica penso que vai definir a classificação nesta fase de grupos. O adversário mais forte que encontrámos. Conheço bem esta equipa, no ano passado defrontou o FC Porto e o Sp. Braga. Tem uma sistema de jogo diferenciado, parecido com o do Liverpool, joga sempre com a mesma ideia, fora ou em casa. Vai ser difícil para o Benfica, mas também vai ser difícil para o Rangers. Queremos apresentar-nos bem, como fizemos com o Standard Liège, sabendo que este adversário é mais forte", disse o treinador dos 'encarnados' na antevisão à partida.
Depois de ter dito que devia ter mexido mais na equipa no jogo com o Boavista, o treinador do Benfica anunciou mudanças no onze para esta quinta-feira, para lhe dar a frescura que não teve na derrota (3-0) no Bessa.
"Felizmente acho que temos quantidade e qualidade para fazer essa mudança, para promover a rotatividade dos jogadores. Vocês se calhar não repararam que no jogo do Standard Liège mudei seis jogadores. Deu resultado. Disse que foi o nosso melhor jogo esta época. Amanhã claro que vamos mexer, há jogadores que vêm de uma sequência de 4 jogos seguidos sempre a fazer 90 minutos. Hoje vão treinar comigo, vou ver como estão, para eu amanhã tomar decisões", assinalou.
Por sua vez, Steven Gerrard deixou elogios ao Benfica, mas garantiu que os escoceses “estão confiantes num resultado positivo”.
“Começámos bem a época. Estamos desejosos deste jogo, mas, ao mesmo tempo, é uma dificuldade. O Benfica é uma equipa fantástica, tem jogadores muito técnicos e táticos, um treinador com muita experiência, mas estamos com uma boa atitude e confiantes num resultado positivo”, expressou o técnico, em conferência de imprensa de antevisão à partida.
O treinador do Rangers quer tentar explorar as falhas do Benfica, apesar de desvalorizar a derrota sofrida com o Boavista na segunda-feira.
“Vimos o último jogo com o Boavista, mas não é nesse jogo que nos vamos concentrar. Todas as equipas, durante a época, podem ter um jogo menos bom e cometer erros. O Benfica demonstrou ser uma equipa excelente, bem organizada defensivamente e com jogadores talentosos no ataque. Todas as equipas têm falhas e vamos tentar explorar”, admitiu.
O árbitro
Jesus Gil Manzano foi o árbitro nomeado para dirigir o duelo entre o Benfica e o Rangers. O espanhol arbitrou o Benfica em três ocasiões, duas na Liga dos Campeões, com o Leipzig (2-2, 2019/2020) e Basileia (derrota em casa por 2-0 em 2017/18), e um na Liga Europa, na vitória fora por 2-1 com o Galatasaray, em 2018/19.
Comentários