O FC Porto recebe esta quinta-feira, às 20h00, a Roma numa partida da primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

Os dragões atravessam um momento de crescimento, com as novas ideias de Martín Anselmi e, apesar dos resultados recentes menos conseguidos no campeonato, o FC Porto aposta agora tudo na Liga Europa.

Para a equipa azul e branca é fundamental vencer no encontro que se realiza no Estádio do Dragão, não só para se aproximar da passagem à fase seguinte da competição europeia, como também injetar uma dose razoável de motivação e confiança (tão necessárias) na equipa.

Momento de forma

Tanto o FC Porto como a Roma chegam a este encontro com cenários mais ou menos semelhantes nos respetivos campeonatos. Os portistas apenas conseguiram uma vitória nos últimos oito jogos, sendo que, na última jornada, conseguiu (quase no último segundo) arrancar um empate, em casa, frente ao líder Sporting e manter a esperança de continuar a lutar pelos lugares cimeiros.

No último treino de preparação para este encontro, Martín Anselmi teve uma boa notícia. Iván Marcano treinou, esta quarta-feira, sem qualquer limitação e já pode ser opção do treinador. Recorde-se que o central esteve mais de um ano afastado das opções por grave lesão.

Os únicos indisponíveis para o jogo são Martim Fernandes e Grujic, ainda a recuperar das respetivas lesões.

A Roma, por outro lado, apesar de vir de uma série de bons resultados, ocupa, neste momento, o modesto nono lugar no campeonato italiano. As atenções estão agora todas viradas para a prova europeia, com o objetivo 'salvar' a temporada.

Na lista de 23 convocados para o encontro na cidade do Porto, a equipa não apresenta surpresas. O  principal destaque é mesmo a ausência de Devyne Rensch, reforço de janeiro, que se lesionou no encontro realizado pelos giallorossi nopassado fim de semana.

Histórico de confrontos

FC Porto e Roma defrontaram-se por seis vezes, com vantagem portista, que soma três vitórias, contra apenas um triunfo dos romanos. Em casa, os dragões nunca perdeu frente à Roma (em três jogos, soma duas vitórias e um empate), estatística que pretendem manter no próximo encontro.

Outro fator de destaque é que os azuis e brancos, sempre que receberam os italianos, foram sempre bem sucedidos e marcaram de todas as vezes.

Em termos gerais, Esta vai ser a 20.ª vez que o FC Porto recebe uma equipa italiana, apresentando, também aqui, um histórico positivo: soma oito vitórias, sete empates e quatro derrotas.

A última vez que a equipa do Dragão e a Roma se encontraram, em março de 2019, em partida da Champions, os portistas venceram, por 3-1, após prolongamento.

O que dizem os treinadores

Martín Anselmi, treinador do FC Porto: "Para mim, tendo em conta a minha experiência, é determinante o primeiro jogo. É indiferente ser em casa ou fora, porque acho que isto são 180 minutos. Os segundos 90 estão condicionados pelos primeiros. Inicia um jogo novo, mas com um resultado já anterior. E isso não é a mesma coisa. São dois jogos distintos, mas com esse fator. Não gosto desta especulação, de ser melhor começar em casa ou não. Sinto que o primeiro jogo é muito importante e é preciso ganhá-lo".

Claudio Ranieri, treinador da Roma: "O FC Porto é uma ótima equipa, tem atletas muito jovens e de grande valor, que jogam muito bem e exigem-nos estar muito atentos, concentrados, seja aos contra-ataques ou ao futebol organizado. Espero uma bela partida".

O árbitro

O alemão Tobias Stieler é o árbitro do jogo de quinta-feira entre FC Porto e Roma, da primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

Stieler, de 43 anos e internacional desde 2014, volta a arbitrar um jogo dos dragões na atual época, depois de ter estado no início de outubro no empate em casa do FC Porto diante do Manchester United (3-3), na fase de liga.

O juiz alemão terá como assistentes Christian Gittelmann e Mark Borsch, Sören Storks desempenhará as funções de videoárbitro (VAR), assistido por Christian Dingert, e Florian Badstübner será o quarto árbitro.