
Esta quinta-feira, Roma e FC Porto medem forças no Estádio Olímpico, a partir das 17h45, na segunda mão do play-off da Liga Europa. Os dragões entram em campo com tudo por decidir, após o empate (1-1) no Estádio do Dragão, sendo certo que a batalha por um lugar nos oitavos de final vai ser disputada até ao último minuto.
Momento de forma: Dragões
Martín Anselmi convocou 23 jogadores para o encontro com a Roma (17h45). O técnico dos dragões preteriu apenas o lateral direito Martim Fernandes, o médio defensivo sérvio Marko Grujic e o centrocampista Vasco Sousa, todos entregues aos cuidados do departamento clínico.
Depois da primeira vitória do técnico argentino ao serviço da equipa azul e branca (com o Farense 1-0, na 22.ª jornada da I Liga), os portistas apostam agora todas as fichas para continuarem nas competições europeias. A tarefa não será, com certeza, fácil, tendo em conta que os italianos não perdem há três jogos e estão a jogar em casa.
A Roma conta com uma novidade de peso na convocatória. O avançado argentino Paulo Dybala está de regresso para a receção ao FC Porto. Depois de ter saído lesionado ainda na primeira parte do encontro da primeira mão, o campeão do mundo pela Argentina falhou o encontro com o Parma, da Liga italiana, mas está agora nas escolhas de Claudio Ranieri para a partida de quinta-feira.
De fora, por castigo, estão os médios Bryan Cristante, expulso no Estádio do Dragão, e Alexis Saelemaekers, que completou uma série de cartões amarelos.
Histórico de encontros: Equilíbrio com ligeiro domínio azul e branco
O histórico do confronto mostra que a turma de Claudio Ranieri e turma de Martín Anselmi encontraram-se sete vezes, com os dragões em vantagem: 3 vitórias, contrastando com um triunfo da equipa de Roma.
O último jogo entre as duas equipas em Roma aconteceu há seis anos, em fevereiro de 2019. Os romanos venceram por 2-1, naquela que é a única vitória da equipa italiana frente aos portistas. Já o FC Porto venceu em casa dos italianos em 2016/17, com um triunfo por 0-3, no play-off de qualificação para a Champions.
O que dizem os treinadores
Claudio Ranieri, treinador da Roma: "Disse após o jogo da primeira, e mesmo antes, que é 50/50. Vamos defrontar uma equipa muito boa, muito jovem e com nível técnico muito elevado. Será um grande jogo"
Martín Anselmi, treinador do FC Porto: "É um rival forte, com bons jogadores, uma equipa que tem capacidade para se bater no jogo e impor-se em cada duelo. Os primeiros minutos serão intensos, vão tentar marcar o primeiro golo. Estamos preparados, treinámos bem e esperamos que amanhã as coisas saiam como temos planeado, para fazer um bom jogo"
O árbitro
O árbitro francês François Letexier vai arbitrar a visita do FC Porto à Roma. No Estádio Olímpico de Roma, num encontro marcado para as 17:45, Letexier vai ser auxiliado pelos compatriotas Cyril Mugnier e Mehdi Rahmouni, enquanto Willy Delajod exercerá as funções de videoárbitro.
O francês, de 35 anos, nunca arbitrou um encontro da equipa principal do FC Porto, embora já tenha estado em partidas de outras equipas portuguesas, a última das quais o empate do Sporting em casa com a Juventus (1-1), nos quartos de final da Liga Europa de 2022/23.
Roma e FC Porto entram em campo a partir das 17h45 desta quinta-feira. Poderá seguir aqui, AO MINUTO, todas as incidências da partida e ver os vídeos com os principais lances da partida à medida que estes se forem sucedendo.
Comentários