A nova fase de liga da Liga Europa arranca na quarta-feira, 25 de Setembro, com o FC Porto entre as primeiras equipas que vão estar em ação, logo a partir das 17h45, na Noruega, frente ao Bodø/Glimt.

Mas há outros motivos de interesse, a começar desde logo pela receção do Manchester United (segundo adversário dos dragões na prova) ao Twente, num jogo muito especial para o treinador dos Red Devis, Erik Tem Hag.

Ten Haag passou a maior parte da sua carreira como defesa do Twente, tento tido depois uma passagem como treinador da equipa juniores do clube. "O Twente é o meu clube", disse. "Cresci naquela zona, joguei no clube e trabalhei em vários cargos durante um total de 23 anos."

A equipa de Enschede terminou em terceiro lugar na Liga neerlandesa na época passada e Ten Hag sabe que não se pode dar ao luxo de facilitar frente ao seu antigo clube. "É um jogo especial para mim, mas temos de ganhar."

O United recebeu adversários neerlandeses por nove vezes nas competições da UEFA (7V 1E 1D); a única derrota foi por 2-1 com o Ajax nos 16 avos-de-final da Europa League de 2011/12.

Outro jogo que vale a pena seguir é o Galatasaray - PAOK, que coloca frente a frente o campeão turco ao campeão grego. Uma viagem relativamente curta de cerca de 500 quilómetros para PAOK – um clube formado por refugiados da antiga Constantinopla (atual Istambul, onde irá jogar a partir das 20h00).

O Galatasaray, por seu lado, conta por exemplo, nos seus quadros, com o reforço Victor Osimhen, e tem um plantel de luxo, sobretudo no ataque, com outros avançados de renome, como Icardi, Dries Mertens ou Michy Batshayi, para referir apenas alguns, enquanto no PAOK ainda joga o antigo internacional português Vieirinha, agora já com 38 anos.

Quarta-feira, 25 de Setembro

AZ Alkmaar - Elfsborg (17h45)
Bodø/Glimt - Porto (17h45)
Dynamo Kyiv - Lazio (20h00)
Midtjylland - Hoffenheim (20h00)
Galatasaray - PAOK (20h00)
Manchester United - Twente (20h00)
Nice - Real Sociedad (20h00)
Ludogorets - Slavia Praga (20h00)
Anderlecht - Ferencváros (20h00)