O Shakhtar Donetsk, adversário do Sporting de Braga nos quartos de final da Liga Europa de futebol, goleou hoje o Metalist Kharkiv por 8-1, em jogo da 20ª jornada da Liga ucraniana de futebol, e assumiu a liderança.

Para a goleada, que constitui a maior alcançada pelo Shakhtar desde agosto de 2000, quando goleou o mesmo adversário por 8-0, foi determinante a ação do contingente brasileiro do plantel, com Taison, autor de um ‘hat-trick’, em destaque.

O Shakhtar abriu o marcador logo aos seis minutos por Taison, mas o Metalist ainda conseguiu restabelecer o empate, com um golo de Ilya Kornev, antes do início do festival de golos da formação orientada pelo experiente treinador romeno Mircea Lucescu.

Outro brasileiro, Ismaily, ex-jogador do Sporting de Braga, recolocou o Shakhtar de novo na frente do marcador, aos 27 minutos, antes do seu colega argentino, Facundo Ferreyra, assinar o terceiro golo, quatro minutos volvidos.

Na segunda parte, Taison confirmou estar com o ‘pé quente’ e, aos 54 e 57 minutos, elevou a goleada para 5-1, com o sexto golo, dez minutos depois, a ser marcado por outro compatriota, Marlos.

Esta vitória permitiu ao Shakhtar assumir provisoriamente a liderança da Liga ucraniana à 20ª jornada, com 52 pontos, os mesmos do Dínamo de Kiev, que pode recuperar a liderança isolada no sábado, quando se deslocar ao terreno do Oleksandria.

A primeira mão dos quartos de final da Liga Europa entre o Sporting de Braga e o Shakhtar disputa-se na capital do Minho no dia 07 de abril, estando a segunda mão prevista para uma semana depois, dia 14.