O Benfica tem esta quarta-feira a hipótese de acabar com uma seca de 51 anos e conquistar pela terceira vez na sua história uma competição europeia de futebol, a Liga Europa, frente ao Chelsea, em Amesterdão.

Na cidade onde se sagrou bicampeão europeu, em 1961/62, então frente ao “todo-poderoso” Real Madrid (5-3), o clube da Luz procura ainda pôr termo a uma série de seis derrotas consecutivas em finais, a última já há 23 anos.

A formação comandada de Jorge Jesus vai ter pela frente o ainda campeão europeu em título, agora comandado pelo espanhol Rafael Benitez, que deverá estar de saída, para dar lugar, provavelmente, ao regressado José Mourinho.

No ArenA, Jesus não terá à sua disposição o lateral direito uruguaio Maxi Pereira, que se encontra castigado, enquanto Benitez não pode contar com o lesionado Hazard e tem o central John Terry em dúvida.

O Benfica poderá alinhar com André Almeida, Luisão, Garay e Melgarejo, à frente de Artur, dois médios centrais (Matic e Enzo Perez) e dois extremos (Salvio e Gaitan) no apoio a Cardozo e Lima. A alternativa é prescindir de um dos avançados, desviar Gaitan para o meio e colocar Ola John.

Quanto ao Chelsea, deverá alinhar com o guarda-redes Cech, os defesas Azpilicueta, Ivanovic, Cahill e Ashley Cole, David Luiz e Lampard como médios centro e um trio (Ramires, Mata e Óscar) no apoio a Torres, sendo de David Luiz também poderá jogar como central, em vez de Cahill, o que faria recuar Ramires e entrar Moses.

O encontro entre o Benfica e o Chelsea disputa-se a partir das 20h45 locais (19h45 em Lisboa), no Arena de Amesterdão, na Holanda, com arbitragem do holandês Bjorn Kuipers.

Equipas prováveis:

- Benfica: Artur; André Almeida, Luisão, Garay e Melgarejo; Matic, Enzo Perez, Salvio e Gaitan; Cardozo e Lima (Ola John).

- Chelsea: Cech; Azpilicueta, Ivanovic, Cahill (Moses) e Ashley Cole; David Luiz e Lampard; Ramires, Mata e Óscar; Fernando Torres.

Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda).