Benfica e FC Porto começam hoje a corrigir a trajetória nas provas continentais de futebol, ao defrontarem PAOK Salónica e Eintracht Frankfurt, respetivamente, em jogos da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

Depois de terem falhado a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, para a qual partiram com estatuto de cabeças de série, as equipas portuguesas são favoritas frente ao segundo classificado da liga grega e ao 12.º posicionado do campeonato alemão.

O Benfica, líder da Liga portuguesa, viajou para Salónica sem três habituais titulares, o defesa Garay, o médio Gaitán e o avançado Cardozo, todos lesionados, mas o treinador Jorge Jesus já pode contar com o médio Salvio, que regressou aos convocados após ausência de quase seis meses, também devido a lesão.

O tricampeão nacional também conta com um regresso importante para a receção aos germânicos, o médio brasileiro Carlos Eduardo, que se tem revelado um dos jogadores mais influentes da equipa portuense e está recuperado da entorse no tornozelo direito, podendo estrear-se em provas europeias.

O Benfica defronta o PAOK no estádio Toumba, em Salónica, em jogo com início às 18h00 (hora de Lisboa) e arbitragem do alemão Wolfgang Stark.

O FC Porto, que conquistou apenas cinco pontos no grupo G da Liga dos Campeões, metade dos obtidos pelo Benfica, terá de jogar na Alemanha a segunda mão, para a qual procurará amealhar hoje uma vantagem substancial no Estádio do Dragão, onde defronta o Frankfurt a partir das 20h05, sob arbitragem do esloveno Matej Jug.

Caso se qualifique para os oitavos de final, o Benfica vai medir forças com o vencedor do confronto entre os ingleses do Tottenham e os ucranianos do Dnipro, enquanto o FC Porto defrontará o vencedor da eliminatória entre os italianos do Nápoles e os galeses do Swansea.