"Águias" e "leões" evitaram adversários italianos como a Juventus ou a AS Roma, mas ficaram na rota de Atlético Madrid, Atlhetic Bilbau e Villarreal, ao garantirem o primeiro lugar dos respectivos agrupamentos.

As equipas lisboetas foram incluídas no pote que agrega os vencedores de "poules" desta prova e também os quatro melhores terceiros classificados da Liga dos Campeões: "Juve", Olympique Marselha, o romeno Unireia Urziceni e o alemão Wolfsburgo.

Por isso, além dos "Reds", campeões europeus cinco vezes - a última das quais em 2005 -, também "caíram" da "Champions" e estão na rota dos lusos o Atlético Madrid, eliminado no grupo de FC Porto e Chelsea, bem como os campeões russos e belga, respectivamente Rubin Kazan e Standard de Liége.

À excepção de Everton, no caso do Benfica, e Hertha Berlim, no caso do Sporting - por já se terem defrontado nos grupos -, os outros segundos classificados da "II Liga" continental que podem enfrentar os portugueses são: FC Brugge (Bel), FC Copenhaga (Din), Fulham (Ing), Hamburgo (Ale), Lille (Fra), Panathinaikos (Gre) e Twente (Hol), para lá dos espanhóis já referidos.

Curiosamente, os regulamentos não impedem a sorte de um reencontro entre o Sporting e os holandeses do FC Twente, que os "leões" eliminaram na terceira pré-eliminatória da "Champions", graças a um empate a um golo na segunda mão, após "nulo" em Alvalade.

Graças ao estatuto de cabeças-de-série, Benfica e Sporting, que também ficarão a saber os eventuais adversários dos oitavos-de-final, vão disputar a primeira mão dos 16-avos-de-final no estrangeiro e a segunda em casa, respectivamente em 18 e 25 de Fevereiro.

Uma hora antes, também na sede helvética da União Europeia de futebol, o FC Porto vai ficar a conhecer o seu próximo adversário na "liga milionária", com a possibilidade de se cruzar com vários "gigantes", primeiros classificados dos respectivos grupos.

Os espanhóis e campeões europeus do FC Barcelona, os seus compatriotas do Real Madrid, do português Cristiano Ronaldo, os ingleses Manchester United, com o luso Nani nas suas fileiras, e Arsenal são possíveis adversários dos "dragões".

Em alternativa, os tetracampeões portugueses podem receber a 16 de Fevereiro e visitar a 24 do mesmo mês os espanhóis do FC Sevilha, os italianos da Fiorentina ou os franceses do Bordéus, uma vez que já defrontaram os ingleses do Chelsea na fase anterior.

LIGA EUROPA:

- POTE 1:

Juventus (Ita), Olympique Marselha (Fra), Unireia Urziceni (Rom) e Volfsburgo (Ale).

Benfica (Por), Sporting (Por), Anderlecht (Bel), AS Roma (Ita), Fenerbahçe (Tur), Galatasaray (Tur), Hapoel Telalvive (Isr) PSV Eindhoven (Hol), Salzburgo (Aut), Shakhtar Donetsk (Ucr), Valência (Esp) e Werder Bremen (Ale).

- POTE 2:

Atlético Madrid (Esp) Liverpool (Ing), Rubin Kazan (Rus) e Standard de Liége (Bel).

Ajax (Hol), Athletic Bilbau (Esp), FC Brugge (Bel), FC Copenhaga (Din), Everton (Ing), Fulham (Ing), Hamburgo (Ale), Hertha Berlim (Ale), Lille (Fra), Panathinaikos (Gre), Twente (Hol) e Villarreal (Esp).

LIGA DOS CAMPEÕES:

- POTE 1:

FC Barcelona (Esp), Arsenal (Ing), Bordéus (Fra), Chelsea (Ing), Fiorentina (Ita), Manchester United (Ing), Real Madrid (Esp) e FC Sevilha (Esp).

- POTE 2:

FC Porto (Por), AC Milan (Ita), Bayern Munique (Ale), CSKA Moscovo (Rus), Estugarda (Ale), Inter Milão (Ita), Olympique Lyon (Fra) e Olympiacos (Gre).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.