O Benfica qualificou-se esta quinta-feira para os quartos de final da Liga Europa, mesmo com o empate a dois golos na Luz, valendo aos encarnados o triunfo em Londres por 3-1.

Os ingleses foram ‘inofensivos’ o jogo quase todo, mas acordaram a 10 minutos do fim, numa altura em que o Benfica ‘baixou a guarda’ e quase empatavam a eliminatória. Chadli, aos 78 e 79 minutos, quase ‘apagou’ o golo de Garay, ainda na primeira parte, que deixou os encarnados confortáveis, já que tinham uma vantagem de 4-1 no agregado das duas mãos. No final do jogo, Lima converteu com sucesso uma grande penalidade.

O encontro foi bastante morno, até em ritmo de treino. Os encarnados geriam a vantagem, mas quando aceleravam, deixavam os ingleses sem reação. E a equipa de Tim Sherwood não conseguia chegar com perigo à baliza de Oblak. Só o conseguiu quando de facto o Benfica, já perto do fim, baixou o ritmo.

Não fosse isso, e a exibição encarnada esta noite teria sido impecável. Os encarnados sofreram sem necessidade nos últimos 10 minutos e a equipa de Jesus continua a mostrar que no momento em que se desconcentra, tem dificuldade de se encontrar. De tal forma que já depois dos 90’, Oblak salvou in extremis  o golo que daria o prolongamento. 

Já a poder contar com Salvio, Jesus lançou-o e o médio argentino foi uma dor de cabeça para os spurs. Foi dele a jogada de insistência e o cruzamento milimétrico para a cabeça de Garay, que apontou o seu sétimo golo esta temporada.

Com um agregado de 5-3, o Benfica passa aos quartos de final da Liga Europa. Desde que a prova entrou neste formato, os encarnados nunca perderam na Luz.