O SC Braga venceu, esta quinta-feira, os romenos do Pandurii por 0-1, em jogo da primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, que se disputou na casa emprestada Cluj Arena.
Depois de ter começado o campeonato português com uma vitória (0-2) sobre Paços de Ferreira, a equipa minhota começou a sua caminhada na Liga Europa em busca de um lugar na fase de grupos, depois de, na época passada, ter disputado a fase de grupos da Liga dos Campeões mas sem conseguir garantir, posteriormente, uma vaga na segunda competição da UEFA.
O treinador Jesualdo Ferreira fez alinhar o seguinte onze para defrontar o inexperiente Pandurii, que alcançou um segundo lugar na última edição do campeonato romeno: Eduardo; Joãozinho, Nuno André Coelho, Santos, Baiano; Mauro, Rúben Micael, Luiz Carlos; Salvador Agra, Alana e Yazalde.
Na primeira parte não houve golos mas a equipa arsenalista conseguiu - quase sempre - controlar a partida. A formação portuguesa teve duas boas oportunidades, dos pés de Rúben Micael e de Luiz Carlos. À meia hora de jogo, o Pandurii quase viu a bola entrar na baliza de Eduardo, mas porque Nuno André Coelho quase fazia auto-golo. Valeu a intervenção à queima roupa do guardião português.
A etapa complementar começou com o golo dos arsenalistas, por intermédio de Yazalde. Após um primeiro remate de Rúben Micael ao poste, Alan recuperou a bola e lançou-a para o coração da área inde surgiu Yazalde, que só teve de encostar para o fundo das redes da baliza dos romenos.
A seguir ao primeiro, e único, golo da partida, os dois treinadores mexeram nas equipas. Jesualdo fez sair Salvador Agra e colocou em campo Pardo.
O SC Braga conseguiu, mesmo com algum sofrimento nos instantes finais da partida tal eram as investidas dos romenos, segurar a vitória até ao apito final. Contudo, os minhotos terão de ter em atenção a este Pandurii na segunda mão, pois apresentou-se como uma equipa com recursos e soluções para as adversidades.
Nota ainda para Ruben Micael, um dos jogadores que mais trabalhou no SC Braga, que completamente isolado, rematou já em esforço para defesa de Stanca.
Antes do encontro da segunda mão, agendado para a próxima quinta-feira, desta vez em Braga, a formação orientada por Jesualdo Ferreira terá de enfrentar o Belenenses no fecho da segunda jornada da I Liga, na segunda-feira.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.