A Academia do Seixal e as capacidades de prospeção do Benfica nos últimos anos merecem honras de destaques na 'BBC Sports'.
A propósito do embate do Benfica frente ao Rangers para a Liga Europa, a publicação britânica tentou descobrir os segredos para a Academia do Benfica ser hoje uma das maiores produtoras de talento futebolístico no mundo inteiro.
O artigo foca-se na visão de Rodrigo Magalhães, coordenador técnico da Academia. "O meu sonho é que o Benfica vença a Liga dos Campeões com quatro ou cinco miúdos da formação na equipa principal", começa por ler-se.
Em 15 anos de trabalho no Benfica, Rodrigo Magalhães acompanhou o percurso de vários jovens que acabaram por ascender à equipa principal. Rúben Dias é um desses casos. O médio de 23 anos transferiu-se neste último defeso para o Manchester City, depois do defesa central ter chegado à Academia do Seixal com 11 anos, depois de descoberto por Rodrigo Magalhães: "Ele era um jogador médio, não muito bom tecnicamente quando chegou ao Benfica, mas foi a sua capacidade de trabalhar que fez com que ele chegasse àquele nível", explica, continuando. "Tinha algo que o distinguia dos outros. Capacidade de liderança e comunicação. Quando o vi nos sub-11, ele falava com os jogadores e organizava a equipa. Foi a liderança e a comunicação de Rúben Dias que permitiu que ele viesse para o Benfica", explicou.
Já no caso de Bernardo Silva, também no City, "destacou-se nas camadas jovens, mas na adolescência teve dificuldade em acompanhar os colegas que ficaram mais desenvolvidos fisicamente". O clube no entanto sabia que a capacidade técnica do jogador iria permitir-lhe sonhar com altos voos.
Nem todos são João Félix ou Rúben Dias: Algum jogadores não vão conseguir agarrar o sonho do futebol ao mais alto nível. Ainda assim, na Academia todos os jogadores são tratados por igual para que explorem o seu potencial e possam trazer sucesso desportivo e sustentabilidade financeira ao Benfica, explica o diretor técnico da Academica. "O nosso grande objetivo é que eles atinjam os seus sonhos", finaliza.
Comentários