Declarações de Emanuel Ferro, treinador-adjunto do Sporting, na antevisão do jogo com o LASK Linz, da 6.ª jornada da Liga Europa. As duas equipas já estão apuradas para os 16-avos-de-final da prova. Um empate basta para o Sporting garantir o primeiro lugar.

Como vai apresentar-se o Sporting? "É importante sermos fiéis à intenção de ganhar. Com esse espírito estaremos mais perto do nosso objetivo. Não há dúvidas que queremos o primeiro lugar. Haverá alterações, mas vamos ter uma equipa competitiva, forte e a lutar pela vitória. Isto contra outra equipa forte, que pratica um bom jogo, consistente e com boa qualidade. Temos as nossas armas, que são boas, e vamos ter um ótimo jogo. O público vai apoiar o adversário, mas a atmosfera será muito boa".

Sporting sem Bruno Fernandes: "Tem uma participação muito positiva no nosso jogo, mas não está. Estarão outros que vão responder bem".

Teremos duas equipas acomodadas depois de garantirem apuramento? "De todo esperamos um adversário acomodado e de todo teremos um Sporting acomodado. Seremos ambiciosos para crescer na nossa forma de jogar, em termos de organização tática, servindo o propósito de ganhar cada jogo. O Sporting tem um historial enorme e não pode vir para aqui pensar que tem o apuramento garantido, tem de procurar a vitória. Seja com quem tem jogado mais, seja com quem não tem tido tantas oportunidades".

Mercado de janeiro: "Temos tanta coisa para viver e jogar entretanto... Cada jogo é uma oportunidade única para nos afirmarmos."

Mexidas na tática com ausência de Bruno Fernandes: "Temos de fazer uma abordagem parecida... A questão do coletivo é fundamental. Cada jogador tem um papel importante, tal como o Bruno. Sabemos o destaque que tem, é uma figura também importante como capitão, mas no grupo não pode haver uma referência única. Todos devem ser proativos. Os que estão cá há mais tempo, os que têm mais experiência nas competições europeias, os que têm menos... Temos de saber juntar tudo, num onze com o Bruno, no onze sem o Bruno."

Que Sporting teremos sem Bruno Fernandes? "Naturalmente será um jogo sem o Bruno e entraremos com 11 jogadores e um coletivo muito forte. Todos sabemos a importância do Bruno no nosso jogo, mas é um trabalho inserido no coletivo da equipa. Dá contributo individual, mas nunca é superior à nossa força coletiva. Volume ofensivo queremos sempre em cada jogo. Por vezes conseguimos fazer de forma mais capaz e assertiva, amanhã o adversário é diferente, mas queremos é ser fiéis à nossa ideia de jogo. As situações de jogo ditarão a nossa capacidade de resposta."

Pedro Mendes, Camacho e Rodrigo Fernandes vão jogar? "Estão na lista de convocados. Não vou avançar com o onze, poderão ter essa hipótese, mas não posso confirmar nada disso hoje".

O LASK Linz-Sporting, da 6.ª jornada do Grupo D, joga-se às 17h55 desta quinta-feira no Linzer Stadion, Áustria. Um empate basta aos 'leões' para garantir o primeiro lugar do grupo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.