Declarações de Emanuel Ferro, treinador-adjunto do Sporting, à SIC, depois da vitória dos 'leões' sobre o PSV por 4-0.

Análise ao jogo: "Conseguimos entrar muito fortes. Por volta dos 20 e poucos minutos, o ritmo ofensivo alterou um pouco mas isso tem a ver com a ação do adversário. Conseguimos durante esse período, mesmo atacando menos ter uma mentalidade forte não cometendo erros defensivos e estar solidários, conscientes de que não conseguindo atacar tínhamos de defender bem. Na segunda parte voltámos a entrar muito fortes. Acho que a equipa conseguiu ter domínio, muitas vezes conseguiu explorar os espaços que o PSV possibilitou para atacarmos. Outras vezes não conseguimos ser tão rápidos a explorar os corredores. Mas o número de ações positivas foi muito maior do que as que nos prejudicaria. A equipa conseguiu estar muito consistente hoje em termos ofensivos e defensivos."

Este é o melhor sistema tático para o Sporting? "Os sistemas táticos que têm sido utilizados não o têm sido na procura de uma fórmula única. Acredito que poderemos fazer mais alterações ao longo da época. Hoje tivemos sucesso. Já ganhámos outros jogos com outros sistemas táticos. Poderá dizer-se que foi uma exibição muito boa, mas não resulta por si só da utilização deste sistema tático. Vamos sobretudo pensar em termos estratégicos sempre no que pode beneficiar mais a equipa e em função das características do adversário. No entanto, o nosso jogo está sustentado num modelo com questões que ultrapassam o esquema tático. Hoje resultou bem, pode dar-nos a sensação de que esta é a fórmula, mas mais do que isso é pensar que aconteceram coisas boas, entrámos bem no jogo, marcámos cedo e não sofremos nenhum golo. Mas temos coisas a melhorar: a nossa procura pelo aperfeiçoamento é quando ganhamos, quando ganhamos menos bem e quando perdemos."

Exibição de Luís Maximiano: "É um jogador do plantel, um produto da formação. Tem sido integrado progressivamente e da melhor forma. É um jogador que está preparado: esteve muito bem e deu uma resposta positiva. É bom ter respostas positivas de todos os jogadores. Para um clube formador como o Sporting, que já lançou muitos jogadores de alto nível, é sempre muito saboroso vê-los a fazer boas exibições."

O Sporting qualificou-se, esta quinta-feira, para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol, ao golear 4-0 na receção aos holandeses do PSV Eindhoven, em jogo da quinta jornada do grupo D.

Consciente de que o triunfo lhe garantia o apuramento, a equipa portuguesa entrou forte no encontro e, aos 16 minutos, já vencia por 2-0, com golos de Luiz Phellype (09) e Bruno Fernandes (16), tendo Mathieu (42) e novamente Bruno Fernadnes (64), de grande penalidade, conferido a goleada 'leonina'.

Com este triunfo, o Sporting manteve o comando do grupo com 12 pontos, garantindo já o apuramento para os 16 avos de final, mais dois pontos do que os austríacos do LASK Linz, que hoje venceram na Noruega o Rosenborg por 2-1 e também asseguraram a presença na fase seguinte. O Sporting vai à Áustria na última jornada discutir o primeiro lugar do grupo, sendo que o empate basta aos 'leões'.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.