Os estreantes Sporting de Braga e Sporting e os repetentes Nacional e Vitória de Guimarães iniciam hoje o “assalto” à fase de grupos da Liga Europa de futebol, com a realização dos jogos da primeira mão dos “play-offs”.

Apesar de ser o atual vice-campeão da segunda prova continental de clubes, depois de ter perdido a final da época passada para o FC Porto, o Sporting de Braga está obrigado a discutir o acesso às “poules” com o Young Boys, recebendo os suíços no primeiro confronto.

Depois de ter entrado na Liga portuguesa com um empate 1-1 na receção ao Olhanense, o Sporting desloca-se a Farum para defrontar os dinamarqueses do Nordsjaelland, que foram batidos por duas vezes pelos lisboetas na terceira pré-eliminatória na prova da última temporada, por 1-0 e 2-1.

O Vitória de Guimarães, que afastou os dinamarqueses do Midtjylland na terceira ronda de apuramento, enfrenta no estádio Vicente Calderón o adversário mais cotado, o Atlético de Madrid, que conquistou a prova há duas épocas.

O Nacional também não terá a vida facilitada frente ao Birmingham, apesar de o clube ter sido relegado para o segundo escalão do futebol inglês, disputando a Liga Europa graças ao triunfo na Taça da Liga do seu país.