O Estoril-Praia recebe esta noite o Friburgo, em jogo da quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa. Os estorilistas mantêm intactas as hipóteses de apuramento para a próxima fase da prova, mas para isso estão obrigados a ganhar, depois de nas três primeiras rondas terem averbado duas derrotas e um empate.

O triunfo a que os canarinhos estão obrigados, além de poder catapultar a equipa para os lugares de apuramento para os oitavos de final, pode também ser o primeiro triunfo europeu da equipa da Linha, que este ano faz a sua estreia na Europa.

No encontro frente ao Friburgo na Alemanha, o Estoril conseguiu o primeiro ponto. Depois de ter estado a perder por 1-0 e ter passado por grandes dificuldades no primeiro tempo, a equipa de Marco Silva reagiu na segunda parte e chegou ao empate com um golo de Sebá.

Embora sem histórico nesta prova, o Estoril pode sonhar com a vitória se olharmos ao que outros emblemas portugueses conseguiram nos seus estádios frente a clubes germânicos: em quatro dos últimos cinco jogos com alemães em solo português, apenas por uma ocasião os alemães saíram com o triunfo, no caso o Schalke 04, frente ao Benfica.

A juntar a isto, tal como o Estoril, também o Friburgo é uma equipa com pouca “estaleca” europeia: os alemães estreiam-se numa fase de grupos das competições da UEFA, e para lá disso apenas participação nas eliminatórias de acesso à extinta Taça UEFA.

Olhando ao momento das duas equipas, o Estoril chega a esta partida depois de uma derrota por 2-0 frente ao Vitória de Setúbal, mas ocupando o sexto lugar no campeonato. Já o Friburgo, venceu no último fim de semana o Nuremberga por 3-0, mas na Bundesliga ocupa um modesto 16.º lugar.

O Estoril-Praia recebe esta quinta-feira, às 20h05, os alemães do Friburgo, em jogo da quarta jornada do grupo H da fase de grupos da Liga Europa.