O futebolista colombiano do Atletico Madrid Falcao, que já venceu a Liga Europa pelo FC Porto no ano passado, vai voltar a disputar a final, podendo mesmo tornar-se no melhor marcador de sempre da segunda prova da UEFA.

Em Budapeste, diante do Athletic Bilbau, “carrasco” do Sporting, o avançado sul-americano poderá voar para o estatuto de melhor marcador da presente edição, uma vez que está empatado com o holandês do Schalke04 Klaas-Jan Huntelaar, ambos com 10 golos.

Radamel Falcao, com 26 anos, pode assim, além de voltar a levantar o troféu, consagrar-se como melhor finalizador da prova pela segunda temporada consecutiva depois dos 17 tentos apontados pelos “dragões”, incluindo o decisivo cabeceamento que selou o título continental do FC Porto em Dublin, diante do Sporting de Braga.

Na altura, o ponta-de-lança dos “azuis e brancos” ultrapassou o recorde do alemão Jurgen Klinsmann, que tinha marcado 15 golos na Europa ao serviço do Bayern Munique, em 1995/96.

Relativamente ao histórico de todos os tempos na Liga Europa e na sua antecessora, Taça UEFA, Falcao já é o terceiro mais concretizador de sempre, a quatro golos do sueco Henrik Larsson (31 golos em 45 jogos - Feynoord, Celtic Glasgow e Hensingborgs) e a dois do alemão Dieter Muller (29 em 36 – FC Colónia, Estugarda e Bordéus).

O avançado colombiano soma a impressionante marca de 27 golos em 27 encontros pelo FC Porto e Atletico Madrid, curiosamente mais um do que o argentino e “Tribola de Ouro” Messi, que apontou 26 tentos nas duas últimas edições da Liga dos Campeões.

No total, 19 jogadores conseguiram marcar 20 golos ou mais nesta competição, sendo que a média de golos por partida do sul-americano só é ultrapassada, para já, pelo alemão Jupp Heynckes, antigo técnico do Benfica e agora ao comando do Bayern Munique.

Heynckes apontou 23 golos em 21 jogos na UEFA pelo Borussia Moenchengladbach, incluindo um “hat-trick” na final que consagrou os germânicos diante dos holandeses do Twente, em 1975.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.